Carregando...Covid-19 e Disfunção Sexual

Covid-19 e Disfunção Sexual: Pode Mesmo Acontecer?

Covid-19 e Disfunção Sexual. Desde o início de 2020, pesquisadores em todo o mundo investigam as implicações do novo coronavírus no organismo. Alguns estudos e especialistas alertam para um possível comprometimento na saúde sexual masculina, especialmente quadros de disfunção erétil mesmo após a cura da infecção pela Covid-19.

Se você foi infectado com o novo coronavírus recentemente e notou alguma alteração na sua função sexual, continue a leitura deste artigo.

Covid-19 e Disfunção Sexual

A Covid-19

Por ser uma doença classificada como respiratória, muitas pessoas não associam a condição a outras sequelas não relacionadas ao sistema respiratório. Tosse, dor de garganta, falta de ar, perda de olfato e paladar, dores de cabeça são alguns dos sintomas mais comuns de uma infecção pelo novo coronavírus.

Por se tratar de uma doença “sistêmica” o vírus pode afetar além dos pulmões o sistema cardiovascular, neurológico, causar danos nos rins, fígado, trato intestinal e lesões cutâneas.

A Disfunção Erétil

Conhecida também como impotência sexual, a disfunção erétil é caracterizada pela falta ou dificuldade em manter uma ereção firme o suficiente para penetração sexual. A condição pode acometer homens de todas as idades, sendo causadas tanto por fatores físicos quanto psicológicos.

Seu diagnóstico envolve uma avaliação dos sintomas apresentados junto a exames clínicos e também psicológicos. Para que o médico confirme um quadro de disfunção erétil, é importante fazer diversas perguntas relacionadas aos possíveis fatores de risco da condição, como obesidade, diabetes, hipertensão, estilo de vida, entre outros aspectos. Além disso, poderá existir também a avaliação do seu histórico sexual.

Covid x Disfunção Erétil

Apesar de não existir uma comprovação científica para os casos de impotência em pacientes acometidos pela Covid-19, muitos especialistas tem notado essa relação.

Uma das principais especulações é em relação ao comprometimento da circulação sanguínea causada pelo vírus, uma vez que a ereção peniana só ocorre quando há abundante quantidade de sangue circulando pela região.

Além disso, é preciso verificar se o paciente já recuperou sua capacidade respiratória necessária para manter uma relação sexual, já que a Covid-19 também é responsável pelo comprometimento cardiopulmonar que afeta diretamente o ritmo da sua performance sexual.

Tratamento Para Disfunção Erétil

Diferente do que muitos pacientes imaginam, a impotência sexual pode ser tratada, desde que diagnosticada por seu médico urologista de confiança. As abordagens terapêuticas podem variar de paciente para paciente, principalmente entre aqueles mais jovens e os que têm uma idade avançada. Apesar disso, os quadros podem ter uma coisa em comum, suas causas, sejam físicas ou psicológicas.

Existem casos onde o quadro de disfunção pode se reverter apenas com uma mudança de hábitos diários. A prática de atividades físicas aliada a uma boa alimentação, diminuição do consumo de álcool, controle do peso e da pressão sanguínea além do gerenciamento do estresse poderão ser recomendadas pelo especialista que está te auxiliando. Já em outros casos, pode ser necessária a abordagem medicamentosa e multidisciplinar com psicólogos e terapeutas.

Não deixe sua saúde sexual para depois. Cuide-se.

Mais Informações sobre Covid-19 e Disfunção Sexual na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta