Ereções Involuntárias – Por que Acontecem? Por que são Importantes?
Você já teve Ereções Involuntárias? Muitos homens vêem as ereções como um sinal de vitalidade, potência e masculinidade, porém quando eles ocorrem em momentos não tão apropriados podem acabar causando constrangimento. Não importa sua idade, alguma vez na vida essa situação já aconteceu com você, e se ainda não aconteceu, pode ser que aconteça!
As ereções involuntárias ocorrem especialmente durante a noite de sono. Muitas vezes o homem nem se dá conta que seu pênis está ereto. Mas tem algo errado nisso? O que uma ereção involuntária quer dizer? Posso me prejudicar por conta dela? Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre o porque esse tipo de ereção ocorre.
Ereção Involuntária O Que É
Uma ereção involuntária é aquela que não ocorre por um estímulo físico ou mental. Estima-se que um homem tenha aproximadamente 11 ereções involuntárias ao longo do dia, mas, nem todas com o mesmo nível de rigidez.
É comum que você perceba uma leve ereção matutina, isso porque antes dela, ocorreram cerca de 3 a 5 outras ereções enquanto você dormia. As ereções noturnas geralmente se dão durante os sonhos, no sono REM, não necessariamente sendo um sonho erótico.
A ação para o pênis ficar ereto é uma junção de diversos fatores como os impulsos cerebrais e nervosos aliados ao bombeamento intenso de sangue que percorre os vasos sanguíneos e enchem os corpos cavernosos localizados no órgão genital masculino.
Por Que Existem Ereções Involuntárias?
Ainda não se sabe ao certo a causa exata para as ereções involuntárias. No entanto, alguns estudos, feitos por renomados urologistas, universidades e sociedades da medicina, sugerem que elas ocorram a fim de preservar os tecidos elásticos do pênis, como uma forma de proteção e garantia de seu funcionamento.
Também existem teorias que apontam que a ereção involuntária pode ser experimentada na chamada ação reflexiva, ou seja, diante de algum momento de nervosismo, estresse ou irritação. Bexiga cheia e uso de drogas recreativas também são capazes de ativar uma ereção involuntária.
Não Tenho Ereções Involuntárias
As ereções involuntárias têm um grande papel na prevenção de problemas penianos como a disfunção erétil. Mas, se você não as tem, não quer dizer que você sofra com a condição citada acima.
O primeiro passo é buscar ajuda médica. Um urologista de confiança irá verificar as possíveis causas para as ereções involuntárias não estarem acontecendo. Estas podem incluir tanto um descontrole hormonal leve quanto problemas mais graves que precisam de tratamentos adequados.
Além das condições ligadas diretamente ao órgão genital masculino, existem doenças que não tem relação direta com a região íntima, mas acabam estimulando o aparecimento de fibroses penianas e a inibição de sangue dentro do pênis, o que pode afetar e também dificultar as ereções.
Como Tratar a Falta de Ereções Involuntárias
Os tratamentos, se necessários, podem variar de acordo com o seu quadro, incluindo desde medicamentos que estimulem a circulação sanguínea pelo corpo até a reposição hormonal.
Quanto mais cedo você buscar auxílio de profissionais especializados no assunto, melhores são suas chances de tratamento. Para saber mais sobre esse e outros assuntos que envolvem a saúde íntima dos homens continue navegando pelo nosso blog ou marque já sua consulta.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 12 de junho de 2020 e Atualizado em: 29 de março de 2024