Carregando...Novembro Azul

Novembro Azul: O que é? Por que Acontece? Qual sua Importância?

Novembro Azul: O que é? Por que Acontece? Qual sua Importância? Assim como o “Outubro Rosa” é um mês dedicado a prevenção contra o câncer de mama, o mês de Novembro é voltado à prevenção de outro tipo de câncer, o de próstata. A condição, considerada a segunda mais comum entre os homens, chegou a 68 mil novos casos apenas no ano de 2018.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a iniciativa de alertar os homens para esta enfermidade tão comum e ao mesmo tempo tão privada de conhecimento.

Novembro Azul – Câncer de Próstata

Como o próprio nome já diz, o câncer de próstata atinge a glândula que tem o tamanho de uma noz e se localiza logo abaixo da bexiga. Ele se desenvolve quando as células da próstata começam a se multiplicar descontroladamente e crescer de forma exacerbada.

Em muitos dos casos, o crescimento do câncer se dá de forma lenta e assintomática, ou seja, o paciente não apresenta sintomas e segue sua vida normalmente. Já em outros, o crescimento do tumor pode ser acelerado, invadindo outros órgãos e dificultando o tratamento. Por isso, é indicado que o paciente realize “check ups” regulares a fim de diagnosticar precocemente o câncer.

Embora seja comum ocorrendo em 1 a cada 6 homens, o câncer de próstata ainda é pouco abordado. Tanto por medo quanto por desconhecimento sobre o assunto. O que faz com que o diagnóstico se retarde e as chances de cura fiquem cada vez mais distantes.

Como Surgiu o Novembro Azul

O movimento com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância do conhecimento dessa condição surgiu em 2003 na Austrália. Isso ocorreu quando Adam Garone e um grupo de amigos se inspiraram na campanha do “Outubro Rosa”. Eles decidiram que os homens também precisavam saber mais sobre si mesmos.

Após montarem uma proposta que envolvesse o público masculino com a própria saúde, Garone entrou em contato com a Fundação do Câncer de Próstata australiana para que o movimento ganhasse mais força. No entanto o executivo responsável alegou que não poderia, como organização ultraconservadora, se aliar a um movimento considerado na época como ‘divertido’. Contudo, ficou acordado que se o grupo conseguisse arrecadar fundos para a entidade, a parceria seria repensada e realizada.

Anos depois, o movimento começou a se disseminar por outros países. Até que finalmente em 2011, chegou ao Brasil por meio do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL). Por aqui, várias ações são realizadas. Incluindo iluminações especiais em pontos históricos e palestras. Além disso, intervenções em espaços públicos com orientações médicas a fim de conscientizar a população sobre a doença.

Câncer de Próstata – O Que Você Precisa Saber

O exame de câncer de próstata deve ser realizado regularmente a partir dos 50 anos de idade. No entanto não quer dizer que aqueles com idade inferior devem ficar despreocupados. Nem dispensar a uma avaliação. Existem certos grupos de risco que podem desenvolver o câncer em qualquer idade, sendo eles:

  • Homens negros;
  • Homens quem tem casos deste câncer na família;
  • Homens que enfrentam a obesidade.

Conheça os Sinais do Câncer de Próstata

O Novembro Azul, acaba se tornando uma chance a mais dos homens olharem para sua própria saúde. Se você notar uma necessidade frequente de urinar, dor na parte baixa das costas ou próxima aos seus testículos, muitas vezes com a presença de sangue na urina, é recomendado que se procure um médico urologista de sua confiança. Quando diagnosticado cedo, 9 em cada 10 casos de casos de câncer de próstata tem cura.

Referência: Fundação do Câncer

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta