Carregando...Sinais do Câncer de Próstata

Sinais do Câncer de Próstata

Que nem todos gostam de passar em uma consulta médica não é mais um segredo, mas você já parou pra pensar que determinados sintomas e situações, quando descobertas logo no início, podem salvar vidas ou, ao menos, evitar que elas sejam interrompidas tão precocemente?

Um exemplo disso é o Câncer de Próstata, que, no Brasil, é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens, principalmente, os que apresentam idade acima dos cinquenta anos, ficando atrás apenas do Câncer de Pele.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre os principais Sinais do Câncer de Próstata, e como proceder após as suspeitas da presença do mesmo.

Câncer de Próstata – O que É?

Como o próprio nome sugere, é um tipo de câncer que atinge a região da próstata, que é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga e responsável pela produção e pelo armazenamento de uma parte do fluido seminal.

É importante ressaltar, que também existem os fatores de risco, que fazem com que a pessoa esteja mais propensa do que outras a desenvolver determinada doença, que, inclusive, podem ser acompanhadas abaixo:

  • Idade avançada, que no caso, é acima dos 50 anos;
  • Histórico familiar;
  • Tabagismo;
  • Raça negra;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Hábitos alimentares ricos em gorduras.

Quais São os Sintomas?

A doença em fase inicial geralmente não se acompanha de sintomas típicos. Apesar do Câncer de Próstata crescer lentamente e dos sinais não serem tão claros, eles existem, principalmente quando estão em um estágio mais avançado, e devem ser levados em consideração. E dentre eles estão:

  • Presença de sangue na urina;
  • Dor nos ossos, principalmente, na região das costas;
  • Dor ao ejacular;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Sêmen escurecido ou avermelhado.

Câncer de Próstata – O Diagnóstico

Independentemente se é uma consulta de rotina ou se você apresenta alguns dos sintomas listados acima, o diagnóstico do Câncer de Próstata é feito através dos exames físico, em que se realiza o toque retal, e laboratorial, no qual ocorre a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Quando há um aumento da glândula, presença de nódulo ou quando há uma alteração no valor do PSA, o próximo passo é realizar uma ressonância nuclear magnética da glândula seguida por biópsia para verificar se realmente há um tumor e se ele é benigno ou maligno.

E caso seja necessário, o médico solicita outros exames laboratoriais para identificar o tamanho e se há ou não a presença de metástase, que é quando o câncer se espalha para outras partes do corpo.

Câncer de Próstata – O Tratamento

O Câncer de Próstata costuma apresentar relatos de cura, principalmente em casos de pacientes que obtiveram o diagnóstico logo no início. E, geralmente, o tratamento é feito através de:

  • Cirurgia: é realizada a remoção da próstata, e dependendo do caso, de gânglios linfáticos pélvicos;
  • Radioterapia: é utilizada em casos de pacientes em que o tumor ainda não se espalhou para outros órgãos ou quando ele se restringiu apenas aos mais próximos do órgão de origem;
  • Quimioterapia: neste caso, o tratamento é feito a base de remédios injetados na veia ou por meio de comprimidos.

Assim sendo, o aconselhável é que, a qualquer sinal de algum destes sintomas, você procure o médico de sua confiança para que, juntos, tomem as providências necessárias para diagnosticar um possível quadro de Câncer de Próstata.

Artigo publicado em: 17/02/2019.

Artigo atualizado em: 09/08/2019.

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta