Carregando...Sangue no Sêmen - O Que Pode Ser?

Sangue no Sêmen – O Que Pode Ser?

Informações Relevantes, Compartilhe:

Sangue no Sêmen – O Que Pode Ser?: A Condição, também chamada de Hematospermia, pode tirar o sono de muitos homens, já que não estão acostumados com a saída de sangue pelo seu corpo.

Essa liberação de sangue que ocorre junto com o esperma pode causar desespero e muita preocupação. Mas será que é necessário pensar o pior?

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a Hematospermia, sua Causa, Sinais de Alerta e Tratamento.

Sangue no Sêmen – Hematospermia

A hematospermia ou hemospermia é caracterizada pela presença de sangue no sêmen. Apesar de ser um sintoma assustador, na grande maioria das vezes não representa um problema grave, já não afeta a função sexual do homem e normalmente não é uma característica de câncer.

O sêmen, que viaja pelo organismo por meio da uretra, sai dos testículos e vai em direção à extremidade do pênis. Os sangramentos podem acontecer em qualquer lugar ao longo desse trajeto, fazendo com que o sêmen apresente uma cor marrom ou vermelha, sendo notado na maioria das vezes logo após a ejaculação.

Sangue no Sêmen – O Que Causa?

O sangue no esperma pode ser um fenômeno isolado, ou também pode estar ligado a outros sintomas.

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) raramente causam este sintoma, mas você pode notar sangue no seu sêmen antes ou depois de uma relação sexual, principalmente se a mesma foi mais bruta. Essa será a causa, mas os danos à área genital podem causar sangramento quando você urinar.

Outras condições que afetam o sistema reprodutor ou a próstata, como inchaço, infecção, bloqueios ou lesões também podem causar sangue no sêmen. As principais causas são:

Apesar de raro, o sangue no sêmen também pode ser sinal de:

  • Infecções de próstata;
  • Tuberculose;
  • Câncer de testículo;
  • Câncer de próstata;
  • Efeito colateral de remédios para afinar o sangue;
  • Doenças que afetam a coagulação sanguínea, como por exemplo doença hepática e hemofilia.

Sangue no Sêmen – Tratamento

Se o sangue no sêmen é o único sintoma que você apresenta, então você provavelmente não precisará de nenhum tipo de tratamento, uma vez que deve desaparecer sozinho.

Entretanto, se você tem mais de 40 anos e apresenta esse tipo de sintoma, fique atento. Em alguns casos, isto pode ser um sinal de alguns problemas de saúde mais sérios, como vesiculite ou prostatite, que precisam ser tratados.

Sangue no Sêmen – Quando é um Sinal de Alerta?

Em geral, o sangue no sêmen pode desaparecer por si só após alguns dias, mas nos casos em que o sintoma persiste ou é associado a outros sinais, pode indicar que algo está errado. Certos sintomas e características podem ser causa de preocupação.

São eles:

  • Viagem a uma região onde a esquistossomose é prevalente
    • África,
    • Índia ou
    • Oriente Médio;
  • Sangramento com duração superior a um mês;
  • Massas que podem ser sentidas ao tocar no saco escrotal.

Nesses casos, o mais aconselhado é que você consulte seu urologista de confiança para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Referência: Healthy Male – Andrology Australia

Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:


Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta