Carregando...Sangue no Sêmen

Sangue no Sêmen – O Que Pode Ser?

Fique Ligado

Sangue no sêmen, ou hematospermia, é uma condição que pode assustar e tirar o sono de muitos homens, uma vez que a liberação espontânea de sangue, principalmente pela região íntima, não é comum, assim como ocorre com as mulheres.

Apesar de gerar um grande sinal de alerta, a presença de sangue no sêmen, na maioria das vezes, não está associada a problemas graves na saúde masculina. Para entender melhor sobre o porquê isso ocorre e quais tratamentos devem ser seguidos, continue a leitura deste artigo.

Hematospermia

Hematospermia é o termo médico utilizado para descrever a presença de sangue no sêmen. Apesar de ser um sintoma assustador, na grande maioria das vezes não representa um problema grave, já que não afeta a função sexual masculina e normalmente não é uma característica de câncer.

O sêmen, que viaja pelo organismo por meio da uretra, sai da região da próstata e vesículas seminais, se misturando com o conteúdo de espermatozóides provindos dos testículos, em direção à extremidade do pênis. Os sangramentos podem acontecer em qualquer lugar ao longo desse trajeto, fazendo com que o sêmen apresente uma cor marrom ou vermelha, sendo notado na maioria das vezes logo após a ejaculação.

O Que Causa Sangue no Sêmen

A presença de sangue no sêmen pode estar relacionada a uma série de fatores. Algumas das causas mais comuns incluem:

Inflamações e Infecções

  • Prostatite: A prostatite é uma inflamação da próstata, geralmente causada por uma infecção bacteriana. Ela pode causar desconforto na região pélvica, dor ao urinar, e, em alguns casos, sangue no sêmen;
  • Vesiculite: A inflamação das vesículas seminais (órgãos que produzem parte do líquido que compõe o sêmen) também pode levar ao aparecimento de sangue. Ela é comumente associada a infecções;
  • Uretrite: É a inflamação da uretra, que pode ser causada por infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, ou por bactérias não-sexualmente transmissíveis.

Procedimentos Médicos Recentes

Baixos Niveis de Testosterona?
Marque sua Consulta Agora!

Certos procedimentos médicos, especialmente os que envolvem o trato urogenital, podem causar sangramento temporário no sêmen:

  • Biópsia da Próstata: Uma das causas mais comuns de sangue no sêmen é a biópsia de próstata. Esse procedimento, que coleta amostras da próstata para exame, pode causar hematospermia que dura por algumas semanas;
  • Cirurgias e Cateterização: Cirurgias urológicas ou o uso de cateteres na uretra podem provocar pequenos traumas que levam ao aparecimento de sangue no sêmen.

Traumas e Lesões

Traumas na região genital ou pélvica, incluindo lesões esportivas ou acidentes, podem resultar em sangue no sêmen. Atividades físicas intensas também podem, ocasionalmente, causar pequenos sangramentos nos órgãos reprodutivos.

Problemas Vasculares

Em homens mais velhos, o sangue no sêmen pode estar relacionado a problemas vasculares, como varizes ou pequenas veias rompidas nas estruturas que produzem e transportam o sêmen. Esses casos são menos comuns, mas podem ocorrer com o envelhecimento.

Outros Fatores e Condições Médicas

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): Algumas DSTs, como herpes genital e gonorreia, podem causar quadros de hematospermia.
  • Hipertensão e Distúrbios de Coagulação: Hipertensão mal controlada e problemas de coagulação também podem contribuir para o aparecimento de sangue no sêmen em alguns casos.

Câncer de Próstata ou de Testículos

Embora raro, o câncer de próstata, testículos ou vesículas seminais pode estar associado ao sangue no sêmen. Quando há suspeita de câncer, outros sintomas geralmente estão presentes, como dores, dificuldade para urinar, e mudanças no jato urinário. Esse tipo de causa é mais frequente em homens acima dos 50 anos.

Quando Procurar um Médico

Embora quadros de hematospermia não sejam geralmente graves, há algumas situações onde uma visita ao seu médico urologista é recomendada, entre elas, estão:

  • Persistência do sangue no sêmen: Se o sangue no sêmen persistir por mais de duas ou três semanas, é importante buscar orientação médica;
  • Presença de Outros Sintomas: Sintomas como dor ao urinar, desconforto na região pélvica, febre, ou sangramento na urina podem indicar infecções ou outras condições que exigem tratamento;
  • Idade Avançada: Homens com mais de 40 anos têm um risco ligeiramente maior de que o sangue no sêmen seja causado por condições mais sérias, como problemas de próstata. Por isso, é recomendado realizar exames para descartar condições subjacentes;
  • Histórico de Câncer na Família: Em casos de histórico familiar de câncer de próstata ou testículos, a presença de sangue no sêmen deve ser investigada com mais atenção.

Diagnóstico e Tratamento para Hematospermia

O diagnóstico da hematospermia começa com uma avaliação clínica e exame físico. Dependendo do histórico e dos sintomas do paciente, o médico pode recomendar alguns exames adicionais, como:

  • Análise de Urina e Cultura de Sêmen: Estes exames ajudam a detectar possíveis infecções bacterianas ou virais;
  • Exame de Sangue: Verifica sinais de infecção ou alterações nos níveis hormonais que possam estar relacionados;
  • Ultrassonografia Pélvica: Em alguns casos, o médico pode solicitar uma ultrassonografia transretal para observar a próstata e as vesículas seminais;
  • Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): Esse exame avalia os níveis de PSA, uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos de PSA podem ser um sinal de problemas prostáticos, incluindo câncer.

Se o sangue no sêmen é o único sintoma que você apresenta, então você provavelmente não precisará de nenhum tipo de tratamento, uma vez que deve desaparecer sozinho. Entretanto, para casos com causas identificáveis, o tratamento pode incluir:

  • Antibióticos: Quando a hematospermia é causada por infecções bacterianas, o tratamento com antibióticos é eficaz para eliminar a infecção e resolver o sangramento;
  • Anti-inflamatórios: Em casos de inflamações leves sem infecção, anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir o desconforto e os sintomas;
  • Intervenção Cirúrgica: Em raros casos, quando há um problema estrutural ou tumoral, uma intervenção cirúrgica pode ser recomendada.

Se você realizar check-ups regulares, não deixe de relatar o ocorrido ao seu médico. Para saber mais sobre essa e outras condições que afetam a saúde sexual do homem não deixe de marcar uma consulta de avaliação com um de nossos profissionais.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 6 de setembro de 2019 e Atualizado em: 10 de janeiro de 2025

Agende uma Consulta