Carregando...Biópsia da Próstata

Biópsia da Próstata – Quando é Necessário Fazer?

Biópsia da Próstata. O câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge os homens no Brasil. Por isso, é recomendado que os homens façam check ups regulares com seus urologistas, uma vez que se descoberta precocemente, a condição tem mais de 90% de chance de cura.

A biópsia da próstata é indicada quando for gerada dúvida na avaliação de rotina. Continue a leitura deste artigo e saiba mais o procedimento, assim como quando é necessário fazê-lo.

Saiba Mais sobre a Biópsia da Próstata

Próstata

A próstata é uma pequena glândula do organismo masculino localizada em torno da uretra logo abaixo da bexiga. Sua principal função é a produção do fluído responsável por preservar os espermatozoides no sêmen.

A ocorrência de câncer de próstata é maior depois dos 65 anos. O início dos exames regulares para a detecção precoce da condição deve começar alguns anos antes, nessa rotina geralmente se propõe o exame de toque e a coleta do sangue para análise dos níveis de PSA.

O Que É uma Biópsia

A biópsia é um procedimento médico realizado para analisar microscopicamente a estrutura de alguma parte do organismo. Uma pequena amostra de tecido é retirado para a análise do patologista.

Existem diversos tipos e técnicas de biópsias, cada uma delas pode ser indicada por um motivo diferente. Podem ser enviados para análise fragmentos de diferentes tipos de tecidos.

Biópsia da Próstata

A biópsia da próstata ainda é o único exame capaz de confirmar – ou não – a presença de câncer nessa glândula. Para a realização do procedimento, são retirados sob anestesia pequenos fragmentos da glândula com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia.

Apesar de ser um procedimento minimamente agressivo, muitos homens ficam receosos ao realizá-lo. O exame ocorre sob anestesia local ou sedação leve. Um aparelho de ultrassom especial é posicionado no canal retal do paciente para que a agulha de biópsia alcance a próstata e colete o material necessário para a análise.

Quando uma Biópsia da Próstata é Necessária

Esse tipo de procedimento é solicitado por um médico urologista quando o paciente apresenta:

  • Toque retal suspeito;
  • Velocidade de aumento do PSA aumentada;
  • PSA elevado para a faixa etária;
  • Acompanhamento do padrão celular para pacientes em seguimento da doença;
  • Ressonância multiparamétrica da próstata com achado suspeito.

Na maioria das vezes a biópsia é conclusiva no diagnóstico da doença, ainda assim, em algumas situações novas biópsia podem ser necessárias para: a confirmação em análises suspeitas mas não conclusivas, para seguimento do padrão do tumor em pacientes em acompanhamento vigiado, para pacientes com biópsia negativa mas com progressão da suspeita no seguimento clínico.

Consulte seu médico e faça check-ups regulares. A identificação precoce de um câncer de próstata pode ser fundamental para sua recuperação total e possibilidade de impactos menores em sua fertilidade.

Referência: Prostate Cancer UK

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta