Carregando...Quais os Efeitos do Câncer de Próstata na Fertilidade?

Quais os Efeitos do Câncer de Próstata na Fertilidade?

Efeitos do Câncer de Próstata na Fertilidade. O câncer de próstata é conhecido por ser um dos tumores mais comuns entre os homens. Essa condição é responsável por aproximadamente 10% das mortes causadas por cânceres em pacientes do sexo masculino.

A próstata tem um papel fundamental na produção do sêmen. Por isso, homens que recebem o diagnóstico positivo para a doença ficam preocupados com os efeitos que podem sofrer quando o assunto é fertilidade. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse medo comum em paciente com câncer de próstata.

Efeitos do Câncer de Próstata na Fertilidade

O Câncer

Como o próprio nome já diz, o câncer de próstata é originado na glândula responsável pela produção de nutrientes e fluidos que constituem boa parte do esperma. A próstata se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessado pela uretra.

O câncer de próstata pode se desenvolver em toda as regiões da glândula, mas ocorre principalmente em suas regiões mais periféricas, acessíveis ao exame de toque.

Sintomas do Câncer

Em fase inicial geralmente não se observam sintomas. Quando aparecem eles estão relacionados à micção e ao aspecto da urina, uma vez que a uretra passa pelo meio da glândula. Alguns dos principais sintomas das fases avançadas são:

  • Dificuldade para urinar;
  • Vontade repentina de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Dores pélvica e testicular;
  • Dor óssea generalizada;
  • Dor ao ejacular.

Essas são algumas das queixas antes de um diagnóstico positivo para o câncer de próstata. Caso perceba alterações durante os momentos em que for ao banheiro, não exite em procurar um médico urologista de sua confiança para confirmar – ou não – as suspeitas de que algo não vai bem.

Tratamento do Câncer de Próstata

As terapêuticas utilizadas por seu médico no tratamento desse tipo de câncer podem variar de acordo com o estágio do mesmo. Por ter a maioria dos diagnósticos em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente começa a ser tratado quando a doença encontra-se ainda confinada por completo no interior da glândula.

Antes de começar a terapia, seu médico deverá levar em consideração os possíveis riscos e efeitos colaterais da estratégia escolhida. Algumas das condutas adotadas podem ser:

  • Procedimento cirúrgico;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Criocirurgia;
  • Imunoterapia;
  • Hormonioterapia;
  • Conduta expectante.

Apesar de serem utilizados separadamente, em casos pontuais pode ser necessário o uso combinado de algumas das condutas citadas acima.

Câncer de Próstata e Fertilidade

Muitos homens que enfrentam o câncer de próstata ficam na dúvida quando o assunto é sua fertilidade. Por se tratar de uma glândula que está diretamente relacionada a produção seminal, muitos médicos aconselham seus paciente que ainda pretendem ter filhos a realizarem o procedimento de congelamento do sêmen antes de dar continuidade ao tratamento.

A cirurgia de remoção da próstata, assim como a realização de quimio e radioterapia, podem interromper e comprometer significativamente a produção de espermatozoides, e um exame de espermograma pode indicar se isso realmente aconteceu. Consulte seu médico e veja qual a melhor abordagem para o seu caso.

Referência: The Johns Hopkins Hospital

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta