Carregando...Ereções Matinais - Por que Acontecem? Qual a Importância?

Ereções Matinais – Por que Acontecem? Qual a Importância?

Ereções Matinais. Todo homem saudável tem ereções matinais ao longo de sua vida. A expressão “acordar de barraca armada” pode causar certo tipo de incômodo. Principalmente naqueles homens mais jovens que dividem a casa com outras pessoas. No entanto, essa reação é saudável e sugere um bom estado de saúde.

Para entender melhor o funcionamento das ereções matinais, assim como o porque elas ocorrem e qual sua importância, continue a leitura deste artigo.

Ereções Matinais

No que Consiste uma Ereção

O pênis é o principal órgão sexual masculino do sistema reprodutor. Sua estrutura é constituída por tecidos eréteis, músculos, ligamentos e pele que permitem que ele “estique e endureça” quando estimulado.

A ereção peniana é um processo que envolve a coordenação harmônica dos sistemas psicológicos, neurológicos e cardiovasculares. Geralmente está associada a estímulos visuais, mentais e físicos que provocam a maior circulação sanguínea na região do pênis, causando distensão dos corpos cavernosos e a elevação do órgão.

Após o relaxamento, o pênis retorna ao seu estado flácido. Como o sangue é drenado dos espaços de tecido erétil, a pressão é reduzida nas veias e o fluxo retoma seu ritmo normal.

Em que Consistem as Ereções Matinais

Uma ereção matinal também é chamada de tumescência peniana noturna. Geralmente, não está associada ao sentimento de prazer ou excitação e também não está ligada a sonhos de cunho sexual.

Durante uma noite de sono, o sistema parassimpático tende a ficar mais ativo, os músculos mais relaxados e a frequência cardíaca baixa. Esses fatores contribuem para a formação da ereção. Além disso, os altos níveis de testosterona pela manhã também facilitam a condição de ereção.

Importância das Ereções Matinais

Acordar com uma ereção matinal é um sinal de que seus nervos estão saudáveis. Isso porque as ereções matinais são consideradas um subproduto de uma estimulação completamente natural desencadeada pelo sistema nervoso parassimpático durante a noite.

Quando esse tipo de ereção ocorre repetidamente, funciona como uma forma de exercício para o pênis. As ereções matinais ajudam o pênis a manter seus tecidos macios, elásticos e prontos para quando houver o aumento do fluxo sanguíneo.

Esse tipo de ereção também pode ajudar no diagnóstico de condições como a disfunção erétil. Você consegue perceber ereções matinais involuntárias mas não consegue alcançá-las durante a relação sexual? Isso pode indicar que você esteja sofrendo de impotência sexual por causa psicológica, já que seus vasos são perfeitamente capazes de desencadear uma ereção sem estímulo psicológico.

Não Tenho Ereções Matinais – É Um Problema?

Não ter ereções matinais pode significar que você precisa de um acompanhamento médico. O médico urologista pode avaliar se há alguma condição subjacente que esteja causando a falta de ereção. Entre eles podemos citar ansiedade, estresse, disfunção erétil, desequilíbrio hormonal e até mesmo distúrbios do sono.

É importante manter uma realização de check ups regulares. Isso ajuda a controlar não só a sua saúde sexual, mas também a geral, que pode ter impacto direto na sua satisfação e prazer. Condições associadas à falta de ereção podem ser tratadas quando o paciente busca ajuda de um profissional especializado.

Referência: Cleveland Clinic

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta