Carregando...Benefícios da Prática Sexual

Prática Sexual: Benefícios na Autoestima, Corpo e Mente

Informações Relevantes, Compartilhe:

Prática Sexual: Benefícios na Autoestima, Corpo e Mente: Muitas pessoas acreditam que manter uma vida sexual ativa é apenas uma questão de virilidade. No entanto, o prazer na cama pode se tornar fonte de muitos Benefícios para a Saúde tanto Masculina quanto Feminina.

Para explicar melhor como o organismo reage a esses estímulos preparamos este artigo contendo os principais benefícios que a atividade sexual pode trazer na vida do homem e do casal.

Benefícios da Prática Sexual – Orgasmo

Diferentes Estudos feitos ao redor do mundo vêm revelando a cada dia um novo efeito do sexo no organismo, como a melhora das emoções e da saúde em geral. Podemos dizer que o grande responsável por essas mudanças positivas é o chamado orgasmo.

Essa reação é ativada quando há uma contração do pênis, próstata e outras regiões próximas ao genital, após estímulos sexuais. Junto a esta sensação, pode ser notado o aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e sanguínea, respiração, e tensão muscular.

Para chegar ao extremo prazer é preciso seguir algumas etapas como:

  • o Desejo,
  • a Excitação,
  • o Orgasmo e a
  • resolução.

Esta última é o momento em que o corpo começa a voltar para o estado inicial.

O orgasmo seria a finalização de tudo que foi vivenciado na relação sexual.

Não ter orgasmos é como trabalhar o mês inteiro e não receber o seu salário. Pode acontecer sim, mas quando este evento é recorrente, pode indicar a presença de uma disfunção sexual instalada. A capacidade para ter orgasmo é a mesma para os dois sexos, quanto melhor a pessoa reconhecer as áreas de prazer no seu corpo e quanto maior o controle dos estímulos nessas regiões; mais intenso e gratificante será o momento do orgasmo.

Prática Sexual – Estágios

São muitos os benefícios de manter uma vida sexual ativa, podendo ser divididos em três estágios:

  • Momentâneo
    • Ocorre durante a relação sexual e mais intensamente após o orgasmo, fazendo com que o corpo trabalhe melhor e seja perfundido por mais oxigênio e nutrientes, beneficiando assim partes periféricas como os cabelos e a pele.
  • Posterior
    • Ocorre no dia seguinte e é resultado do chamado sono pós-sexo que por ser melhor e mais eficaz aumenta a disposição e o desempenho físico do indivíduo, criando assim uma sensação de bem-estar.
  • Prolongado
    • Ocorre durante toda a vida dos envolvidos, uma vez que ter atividades sexuais frequentes podem fazer com que o casal mantenha maior cumplicidade e com que o indivíduo apresente menos sintomas de depressão e ansiedade.

Conheça os 5 Principais Benefícios da Prática Sexual

A prática sexual frequente pode ser comparada a uma prazerosa modalidade esportiva capaz de conectar corpo e mente. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas de quantas transas por dia, semana ou mês são necessárias para alcançar esses benefícios. A resposta é clara, não existe um total exato de vezes que se deve ter relações sexuais, uma vez que cada casal e ser humano pode ter uma resposta corporal diferente.

Outra explicação é que não importa a quantidade de vezes, mas sim a qualidade da relação. Ambas as partes devem estar bem confortáveis com a relação diária, semanal e mensal, sempre entrando em um consenso. Além dos benefícios já citados, outros que podem ser observados são:

Aumento da Autoestima

Um dos grandes responsáveis pela sensação de prazer durante uma relação sexual é o cérebro, uma vez que todos os estímulos passam por ele e fazem com que a pessoa se sinta desejada por seu parceiro, elevando consequentemente sua autoestima.

Proteção ao Sistema Cardiovascular

Assim como em um exercício físico, o sexo causa um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial. Tanto que a disfunção erétil vem sendo cada vez mais incluída como fator de risco para as doenças cardiovasculares.

No entanto, para que se dê a preservação das artérias, é necessário “suar a camisa” por 30 min pelo menos 5 vezes ao dia. Como para alguns pode parecer um número absurdo, é interessante somar a prática sexual com caminhadas ou corridas por exemplo, sempre após uma avaliação médica.

Diminuição das Dores

Durante a relação sexual, o corpo é capaz de produzir muitas substâncias incluindo neurotransmissores e hormônios como a endorfina, por exemplo, responsável por aliviar as sensações dolorosas, sendo considerada como um analgésico natural do corpo humano.

Melhorias no Sono

Os mesmos hormônios usados para aumentar a autoestima e sensação de bem-estar são responsáveis pela melhora da qualidade do sono. Isso ocorre pelo aumento do relaxamento. Tanto corporal quanto cerebral. Isso é causado pelo hormônio do prazer, garantindo assim maior facilidade para manter um sono tranquilo.

Perda de Peso

Quanto mais vigorosa e intensa for a prática sexual, maiores serão as possibilidades de queimar algumas calorias. Claro que as relações sexuais não são capazes de eliminar a barriga ou muito menos definir seu corpo. Mas com ajuda de atividades físicas, esse efeito pode ser potencializado.

Como qualquer outra atividade física o sexo demanda atenção. É interessante manter um acompanhamento médico. Verificar como anda seu coração, pulmões e musculatura ajudam a evitar qualquer tipo de “desconforto” na hora H.

Referência Utilizada para o Artigo

Artigo Publicado em: 17 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 27 de setembro de 2019

Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:


Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta