Carregando...Vida Sexual Ativa

Vida Sexual Ativa: Conheça os Benefícios!

Manter uma vida sexual ativa pode trazer diversos benefícios à saúde de uma pessoa. Não importa a sua idade, sexo é bom e ainda faz bem para a saúde. Continue a leitura deste artigo e conheça melhor como a prática sexual regular interfere positivamente no seu organismo.

O Sexo

Muitas pessoas acreditam que com o passar dos anos, a tendência em diminuir ou até mesmo parar com as relações sexuais pode ser considerada normal. No entanto, manter uma vida sexual ativa é fundamental para que o organismo desempenhe alguns papéis na imunidade, prevenção de algumas condições, entre outros benefícios.

O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde.

O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade. Este é um momento de prazer que mantém seus efeitos por vários dias. Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70% dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas.

Benefícios de Uma Vida Sexual Ativa

Estudos variados realizados por diferentes pesquisadores vêm demonstrando como as relações sexuais interferem em diversos processos do nosso corpo. Os resultados de manter uma vida sexual ativa podem interferir diretamente na qualidade de vida do paciente. Confira a seguir os principais benefícios de uma vida sexual ativa:

Alívio das Crises de Enxaqueca

Muitas vezes, a desculpa para não querer ter relações íntimas em determinado momento é a dor de cabeça. No entanto, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso, reduzindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor. Ou seja, quando estamos com dor de cabeça, a relação sexual pode aliviar e até mesmo eliminar os sintomas.

Melhora do Aspecto da Pele

Uma vida sexual ativa, principalmente quando a prática ocorre no período da manhã, é uma poderosa aliada da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido).

De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, podendo aumentar a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque.

Melhora do Sono

O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

Redução do Estresse

É importante considerar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe esta novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology.

Redução dos Riscos de Infarto

Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu após 20 anos que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.

Queimar Calorias

Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B?

Aumento da Imunidade

Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA, responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.

Falta de Libido

Se nos últimos tempos você tem notado uma diminuição ou até mesmo falta de desejo sexual (libido), consulte um médico urologista de sua confiança. Essa perda de libido geralmente acontece em um processo gradual e suas causas podem envolver problemas complexos que variam de físicas e médicas a psicológicas e sociais.

É importante ressaltar que a frequência da atividade sexual não é a melhor medida do interesse sexual, uma vez que muitas circunstâncias podem atrapalhar o ato, mesmo que haja desejo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 17 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 03 de dezembro de 2021

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta