Carregando...Falta de Desejo Masculino

Falta de Desejo Masculino – Por que Acontece? Como Evitar?

Os homens não gostam de falar sobre isso. Mas a Falta de Desejo Masculino ou inibição do desejo sexual assusta os homens mais do que as mulheres – sua masculinidade está tão ligada à sexualidade que esta situação é considerada uma ameaça.

No entanto, essa perda da libido não é algo com que você tenha que conviver. Isso por que existem algumas maneiras que te permitem retomar o impulso sexual. Continue a leitura deste artigo para saber como isso é possível.

Falta de Desejo Masculino

A perda de libido geralmente não acontece de repente. Pode ser um processo gradual. As causas desse problema complexo variam de físicas e médicas a psicológicas e sociais.

A frequência da atividade sexual não é a melhor medida do interesse sexual – muitas circunstâncias podem atrapalhar, mesmo que haja desejo.

Como Identificar

Para ajudar a identificar os primeiros sinais de alerta, veja se você responde às seguintes perguntas como verdadeiro ou falso:

  • O sexo ocorre apenas no quarto?
  • O sexo não proporciona sentimentos de conexão e compartilhamento?
  • Ela sempre toma a iniciativa e você se sente pressionado?
  • Você não deseja mais fazer sexo?
  • O sexo é mecânico e rotineiro?
  • Você quase nunca tem pensamentos ou fantasias sexuais com sua parceira?
  • Você faz sexo uma ou duas vezes por mês, no máximo?

Se você respondeu sim a muitas ou a maioria dessas perguntas, pode estar a caminho de perder o desejo sexual. Compreender as várias causas é o primeiro passo para encontrar a solução apropriada.

Causas

  • Disfunção erétil – Esta condição não é o mesmo que perda da libido, mas quando você experimenta uma, mais cedo ou mais tarde é provável que sinta a outra também.
  • Ansiedade de desempenho – Muitos homens acham que não “atuaram” satisfatoriamente, a menos que sua parceira também atinja o orgasmo. E, como mostram as estatísticas, apenas 26% das mulheres relatam que sempre têm orgasmo durante o sexo. Não é de admirar que os homens sintam a pressão – e atuar sob pressão pode causar perda da libido.
  • Estresse – O estresse no trabalho e baixa auto-estima também são fatores importantes. Se o desempenho de um homem no trabalho é desafiado, ele muitas vezes transfere esses sentimentos para o sexo.

Condições Médicas e Medicamentos

  • Condições médicas – Uma variedade de problemas médicos e condições físicas crônicas podem diminuir o desejo sexual de um homem. Doenças graves, como câncer e depressão, certamente podem inibir qualquer pensamento sobre sexo. Doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes podem reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis, causando estragos na libido também. O consumo de álcool pode inflamar o desejo, mas em excesso pode prejudicar o desempenho. Condições como distúrbios da tireoide e tumores da glândula hipófise (que controla a maior parte da produção de hormônios, incluindo hormônios sexuais) também podem reduzir a libido.
  • Medicamentos – Alguns medicamentos contra a depressão podem inibir o desejo. O mesmo pode acontecer com os tranquilizantes e os medicamentos para a pressão arterial. Substâncias ilícitas, como heroína, cocaína e maconha, quando usadas em excesso e cronicamente, também podem causar perda de libido. Do lado positivo, quando você conversa com seu médico sobre essas questões, existem medicamentos alternativos para a depressão e outras condições que podem ter menos impacto sobre o desejo sexual.
  • A qualidade do relacionamento – Problemas com sexo podem – mas nem sempre – sinalizar outros problemas no relacionamento que precisam ser resolvidos. A raiva e o desapontamento costumam invadir o quarto.

Como Reacender a Libido

  • Melhore seu condicionamento físico – Pratique atividades físicas, com ou sem sua parceira. Se você já faz exercícios, tente se desafiar um pouco mais, para ter uma sensação de realização e vitalidade. Essa confiança física será transferida para a confiança sexual.
  • Mantenha as expectativas reais – Provavelmente, apenas cerca de 40% a 50% dos eventos sexuais podem ser mutuamente satisfatórios. Se você rir de momentos em que as coisas não funcionam direito, é mais provável que sua parceira queira experimentar da próxima vez, já que isso tira um pouco da pressão e da culpa dela também.
  • Use a imaginação – Converse com sua parceira sobre as fantasias dela e as suas. Transforme o planejamento de um encontro em uma oportunidade de criar expectativa. Aprecie os detalhes, coloque sua música favorita, desligue os telefones e garanta que não haja interrupções.
  • Concentre-se no corpo inteiro – Para os homens, a sexualidade tende a se concentrar desproporcionalmente nos órgãos genitais. Focar nas outras zonas erógenas pode aliviar a pressão de desempenho – e adicionar um novo prazer.
  • Procure ajuda de um médico especialista – Verifique com seu médico urologista para descartar quaisquer condições médicas que possam estar interferindo. Se você estiver tomando medicamentos, como um antidepressivo, que podem estar causando a perda da libido, discuta as alternativas com seu médico.

Referência: NHS

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta