Carregando...Excesso de Peso Causa Impotência Sexual?

Excesso de Peso Causa Impotência Sexual?

Excesso de Peso Causa Impotência Sexual? A obesidade é uma condição que pode desencadear diversos malefícios ao longo da vida de um indivíduo. Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que aproximadamente metade da população brasileira com mais de 20 anos está acima do peso.

Para os homens, a obesidade pode gerar os temidos quadro de impotência sexual. Continue a leitura deste artigo para entender melhor a relação entre problemas de disfunção erétil e sobrepeso.

Excesso de Peso Causa Impotência Sexual?

O que é a Impotência

A impotência sexual, ou disfunção erétil, é uma condição caracterizada pela frequente dificuldade em ter ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração durante a prática sexual.

Problemas sexuais são capazes de afetar negativamente os relacionamentos dos pacientes, comprometendo assim a qualidade de vida. Aproximadamente 52% da população masculina entre os 40 e 70 anos apresentam dificuldades persistentes em manter a ereção. Diversos estudos apontam essa informação.

A Obesidade

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal. Ela é desencadeada quando a energia ingerida proveniente dos alimentos supera a quantidade de energia gasta com atividades físicas.

Essa condição pode levar o organismo a desenvolver ou agravar outros problemas de saúde como a diabetes tipo 2, apneia do sono, disfunções no fígado, sistema circulatório e até desordens sexuais.

Obesidade X Impotência Sexual

Além das questões psicológicas e de auto aceitação, quando um paciente do sexo masculino encontra-se acima do peso, seu corpo enfrenta diversos problemas na produção e ação de hormônios, incluindo a testosterona, substância responsável pela manutenção e desenvolvimento das características masculinas, assim como por controlar a normalidade das funções e desempenho sexual do homem.

Outro problema muito comum que leva homens obesos a desenvolverem quadros de impotência sexual são as alterações do sistema circulatório. Elas geralmente são originadas pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e a sobrecarga gerada no sistema cardíaco.

Como Melhorar a Função Sexual

Como qualquer outra doença, a obesidade deve ser tratada com o auxílio de um profissional da saúde. É possível que ao iniciar um método de perda de peso, os problemas de disfunção erétil também comecem a regredir.

Um estudo publicado no Jornal da Associação Americana de Medicina apontou que homens obesos que apresentavam problemas de disfunção erétil conseguiriam reduzir a gravidade das condições. Isso foi conseguido depois que eles iniciaram o processo de redução de peso com mudanças no estilo de vida.

Estudos clássicos apontaram melhora no desempenho erétil nos pacientes obesos que conseguiam, através de melhora na dieta e exercícios, diminuírem a medida da circunferência abdominal.

Pesquisadores italianos monitoraram pacientes diagnosticados com obesidade e disfunção erétil em um período de 3 anos. Durante o acompanhamento, os homens foram divididos em dois grupos. O primeiro, chamado de intervenção, recebeu instruções específicas e detalhadas de como reduzir mais de 10% do peso total, através da diminuição da ingestão alimentar e do aumento da atividade física.

Já o segundo grupo, chamado de controle, recebeu somente informações generalizadas sobre os benefícios para a saúde, desencadeados pelo exercício e pela escolha de uma alimentação equilibrada, informações essas sem nenhum detalhamento.

Foi constatado que aqueles homens que conseguiram reduzir seu peso significativamente também obtiveram a melhora de sua função sexual. Já aqueles pertencentes ao segundo grupo não foram notadas mudanças significativas em ambas as condições. Isso foi constatado após dois anos de acompanhamento.

Se você está passando por problemas sexuais, não deixe de buscar ajuda médica. Um bom diagnóstico e tratamento pode garantir a melhora da sua qualidade de vida.

Referência: Obesity Action Coalition

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta