Carregando...Conheça os Diferentes Tipos de Disfunção Erétil

Conheça os Diferentes Tipos de Disfunção Erétil

Tipos de Disfunção Erétil. A disfunção erétil (DE) é um problema de saúde sexual que atinge uma grande porcentagem da população masculina ao redor do mundo. Por se tratar de um assunto íntimo, muitos pacientes não sabem como lidar com a situação, sentem vergonha de expor o problema e acabam prejudicando sua vida sexual e conjugal.

Também conhecida como impotência sexual, essa falta de ereção pode se originar de diversos fatores, assim, podemos dizer que existem diferentes tipos de disfunção erétil. Continue a leitura deste artigo para conhecer quais são os diversos tipos de DE e como é possível recuperar sua função sexual e melhorar sua qualidade de vida.

Tipos de Disfunção Erétil

Disfunção Erétil

A temida dificuldade em conseguir ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração é o pesadelo de muitos homens. No entanto, essa condição é muito mais frequente do que se imagina.

A disfunção erétil pode afetar negativamente os relacionamentos interpessoais dos homens, comprometendo assim sua qualidade de vida. Diversos estudos apontam que aproximadamente 52% da população masculina entre os 40 e 70 anos apresentam dificuldades persistentes de manter a ereção.

Diferentes Tipos de DE

A disfunção erétil pode derivar de vários fatores orgânicos, psicológicos e mistos. Com isso, é possível definir diferentes tipos de DE. Confira a seguir os principais tipos derivados da Disfunção orgânica:

Disfunção Erétil Hormonal

Esse tipo de impotência corresponde a cerca de 5% dos casos totais da condição. Suas principais causas são a hiperprolactinemia, o hipogonadismo e a disfunção tireoidiana. Muitos apontam o baixo nível de testosterona como um dos culpados, no entanto, esse hormônio está mais ligado a redução da libido do que com a disfunção em si.

Disfunção Erétil Vascular

As patologias que resultam em uma diminuição do fluxo arterial podem sim prejudicar a ereção. Aterosclerose sistêmica, priapismo, disfunção cavernoso-oclusiva, podendo ser focal ou difusa são as principais doenças ligadas a disfunção venosa.

Disfunção Erétil Neurogênica

Desencadeada por danos no sistema nervoso parassimpático, atingindo principalmente o nervo cavernoso, fundamental para a obtenção da ereção peniana. Também pode ser associada a neuropatia diabética, por atingir mais de 50% dos pacientes com mais de 6 anos de doença. Vasculopatia, neuropatia autonômica, disfunção gonadal e o comprometimento do relaxamento da musculatura lisa do pênis também podem ser modificações típicas da disfunção erétil. Agressões cirúrgicas como prostatectomia radical podem gerar lesões de raízes nervosas seguida de disfunção erétil neurogênica.

Disfunção Erétil Medicamentosa

Esse tipo de disfunção é associada ao uso de medicamentos classificados em psicofármacos como ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos, assim como alguns anti-hipertensivos, diuréticos e anti-androgênios.

Drogas como a maconha, cocaína, heroína, consumo excessivo de álcool e tabaco também são fatores que causam problemas de ereção.

Disfunção Erétil Psicogênica

A disfunção com fator psicológico ou relacional pode tornar-se persistente, no entanto, é preciso descartar todas as outras causas orgânicas para chegar ao seu diagnóstico. Os principais fatores desencadeantes de uma disfunção erétil psicogênica são:

  • Estresse emocional;
  • Problemas conjugais;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Mudanças repentinas de rotina, entre outras.

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber dificuldade em obter uma ereção peniana ou no desempenho sexual, você deve buscar auxílio do seu médico urologista de confiança. É mais comum que os homens recorram a medicamentos como o viagra por conta própria. No entanto, esse tipo de abordagem pode ser perigosa e não trata o problema de fato.

Ao saber a causa exata da sua disfunção, seu médico poderá sugerir os tratamentos adequados para que você volte a ter uma vida sexual satisfatória.

Referência: Johns Hopkins Medicine

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta