Carregando...Clínica Mattos na Mídia

Novembro Azul – Clínica Mattos na Mídia Esclarecendo sobre o Câncer de Próstata

Clínica Mattos na Mídia. O câncer de próstata é uma condição que afeta uma grande parte da população masculina. No entanto, por ser negligenciada, a doença acaba sendo descoberta em estágios avançados.

O movimento Novembro Azul foi criado para conscientizar os homens a respeito da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, conhecido por ser o segundo mais comum entre a população masculina, ficando atrás apenas dos cânceres de pele. Pensando nisso, nós da Clinica Mattos temos o dever de esclarecer o que realmente é o câncer de próstata, como prevenir e quais os passos que devem ser tomados após a descoberta da condição. Continue a leitura deste artigo para saber mais.

Clínica Mattos na Mídia – O Câncer de Próstata

Aproximadamente 75% dos casos do câncer de próstata ocorrem em homens com mais de 65 anos. No entanto, isso não quer dizer que aqueles mais jovens estejam isentos de um diagnóstico positivo. Estima-se que todos os anos surjam mais de 65 mil casos de câncer na região da próstata, destas, mais de 15 mil são consideradas como fatais.

A próstata é uma glândula que se encontra logo abaixo da bexiga em torno da uretra. Sua função é produzir parte do sêmen junto às vesículas seminais. No momento da ejaculação, a próstata se contrai, liberando o líquido prostático para que o mesmo se misture ao líquido seminal já munido de espermatozoides.

Em entrevista concedida ao “Repórter Diário”, o Doutor Mário Henrique Elias de Mattos explica que quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de sucesso no processo de cura.

O Diagnóstico

Diagnosticar o câncer de próstata em estágio inicial não é uma tarefa fácil. Isso porque em geral os homens evitam consultas regulares ao médico urologista. A principal forma de obter um resultado positivo para esta condição é por meio da dosagem de PSA e pelo exame de toque retal.

“O exame de toque permite perceber alterações na textura da glândula. É rápido, muito bem tolerado e indolor. É possível que haja algum grau de constrangimento por uma parte dos homens, mas o médico urologista, ao longo da consulta, esclarece todas as dúvidas, orienta sobre a importância da avaliação e, dessa forma, tranquiliza o paciente para a realização do exame, que dura poucos segundos”, explica Dr. Mário Mattos em entrevista.

Clínica Mattos na Mídia – Tratamento do Câncer de Próstata

Existem basicamente duas linhas de tratamento para esse tipo de câncer. Os chamados tratamentos de intenção curativa e os de intenção paliativa. O primeiro é indicado para casos onde a doença está no estágio inicial, já o segundo consiste em controlar a progressão da doença já em estágios mais avançados.

O processo cirúrgico de remoção da próstata é indicado para os casos de doença localizada (restrita aos limites da glândula) e eventualmente em casos onde localmente já existe algum grau de extravasamento da doença. Já para os pacientes em estado mais avançado, o controle da doença é feito através de quimioterapia e medicamentos que bloqueiam a produção hormonal.

“É importante reforçar que o diagnóstico precoce da doença aumenta muito as chances de cura. Dessa forma, os homens devem ter em mente que precisam frequentar o urologista anualmente”, finaliza Dr. Mário Mattos.

Para tirar suas dúvidas e checar o status da sua saúde, marque uma avaliação com seu médico urologista e confiança. O câncer de próstata pode e deve ser curado.

Referência: NHS

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta