Carregando...disturbios-da-ejaculacao-tipos

Conheça os Tipos de Distúrbios da Ejaculação

Informações Relevantes, Compartilhe:

Diversos problemas podem fazer com que o homem não tenha um bom desempenho durante o ato sexual. Entre eles, estão diversos distúrbios de ejaculação que muitas vezes fazem com que o homem não atinja sua satisfação plena. A ajuda de um urologista pode ser crucial para investigar o problema e iniciar um tratamento adequado para o seu caso.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre os distúrbios de ejaculação, assim como suas causas e tratamentos.

Ejaculação – O Que É?

A ejaculação é um fenômeno físico, no qual ocorre a liberação do fluído seminal rico em espermatozoides. Usualmente ocorre na fase final do ato sexual em si ou na masturbação. Geralmente a ejaculação vem acompanhada também de uma intensa sensação de prazer, conhecida popularmente como orgasmo.

Um dos problemas mais comuns que está relacionado à ejaculação é a chamada ejaculação precoce, porém existem também outros distúrbios relacionados a ejaculação que podem incomodar e até mesmo insatisfazer o homem durante uma relação sexual.

Distúrbios da Ejaculação

Para que a experiência sexual de um homem seja satisfatória, é fundamental que um conjunto de fatores e reações estejam presentes durante o momento íntimo. A existência do desejo sexual, ereção, ejaculação e orgasmo são os principais pontos desta sequência de sensações, mas nem sempre elas se completam. Problemas como ejaculação precoce, retrógrada, retardada e anejaculação (ausência de ejaculação) podem levar o homem a ter uma baixo desempenho sexual.

Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce ou ejaculação rápida é o distúrbio mais conhecido dentre as disfunções de ejaculação, afetando um a cada quatro homens em algum momento da vida, e estando mais ligada à adolescência. A falta de experiência, inibição diante da(o) parceira(o) sexual e medo de obter um mau desempenho na hora “H” podem criar um em estado de ansiedade intensa e prejudicar a satisfação de ambos os envolvidos.

Este distúrbio faz com que o homem ejacule mais rápido do que o esperado, ou seja, ao menor estímulo sexual ou logo após a penetração. No entanto, esta condição não é irreversível, podendo ser revertida através de sessões de psicoterapia ou pelo uso de medicamentos.

Ejaculação Retardada

Ao contrário da ejaculação precoce, esse tipo de disfunção é causado pela incapacidade ou dificuldade extrema de ejacular durante o ato sexual, fazendo com que o homem consiga manter a penetração por tempo demasiadamente prolongado sem sentir qualquer sinal da ejaculação. Apenas 2% dos homens apresentam esse tipo de distúrbio, que além de trazer frustração, pode causar dor no(a) parceiro(a) sexual.

O abuso de álcool, drogas e o uso de antidepressivos pode desencadear o transtorno.

Ejaculação Retrógrada

Nesse caso em específico, a ejaculação acontece normalmente, porém o líquido seminal é direcionado para dentro da bexiga, fazendo o caminho inverso ao de saída pelo pênis. Apesar de não ser considerada normal, a ejaculação retrógrada não provoca dor e a sensação de ejaculação é a mesma. Depois da relação sexual, o homem pode perceber que sua urina apresenta-se mais densa e espumosa pela presença do sêmen.

Diversas causas podem ser relacionadas a este distúrbio, sendo elas a diabetes, doenças neurológicas, degenerativas, traumas medulares, cirurgias abdominais ou da próstata, tendo como método de tratamento remédios específicos.

Anejaculação

A anejaculação (ou orgasmo seco) pode atingir cerca de 5% da população masculina, sendo caracterizada pela ausência de ejaculação durante a prática sexual, ou seja, um excessivo controle involuntário que apesar da ereção e sensação de prazer, o homem não consegue ejacular. Geralmente transtornos emocionais são os responsáveis por este problema.

Caso apresente qualquer sintoma parecido com os citados nos tópicos acima, não deixe de procurar um urologista. Ele poderá estabelecer um diagnóstico assertivo, indicar o melhor tratamento para o seu caso e ainda revitalizar sua satisfação sexual.

Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:


Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta