Carregando...Dicas para Prevenir o Câncer de Bexiga

Dicas para Prevenir o Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, ainda não se reconhece ao certo o motivo que leva ao desenvolvimento dos tumores nessa região do corpo. A bexiga é responsável pelo armazenamento de urina até que seja eliminada do organismo.

A presença de sangue na urina é um dos principais sintomas da condição, no entanto, para se ter certeza do diagnóstico é necessário passar por uma avaliação completa e descartar outros problemas de saúde. Continue a leitura deste artigo e saiba como prevenir o câncer de bexiga.

Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga pode ser considerado um distúrbio urinário. Essa condição pode ser três vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

Esse tipo de tumor costuma ser diagnosticado após os 60 anos de idade e em aproximadamente 90% dos casos. Trata-se do tipo histológico reconhecido como carcinoma de células transicionais. Essa formação celular na maioria dos casos tem origem nas células epiteliais que revestem a superfície interna da bexiga.

Sintomas do Câncer de Bexiga

Um grande agravante do câncer de bexiga é que, em seus estágios iniciais, as pessoas muitas vezes não observam nenhum sintoma. Aprender a reconhecer sinais de distúrbios urinários pode até mesmo salvar sua vida.

Um dos primeiros sinais de aviso desta condição pode ser a hematúria (presença de sangue na urina, que pode ser visível a olho nu ou apenas ao microscópio por um biomédico). Além disso, o surgimento de dores lombares, perda de apetite e de peso, fraqueza, dores ósseas e inchaços nos pés sem outros motivos aparentes podem representar sintomas de um quadro de câncer mais avançado.

Outros sintomas menos comuns incluem:

  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Micção frequente ou sensação de desejo de urinar intensa;
  • Dor pélvica.

Esses possíveis sinais de alerta, no entanto, podem indicar outros problemas médicos como infecções do trato urinário, pedras nos rins ou na bexiga ou distúrbios da próstata. Por isso, é necessário marcar uma consulta com seu médico urologista de confiança para entender melhor o que está causando essas anormalidades no seu organismo.

Como Prevenir o Câncer de Bexiga

A mudança de alguns hábitos simples podem te ajudar na prevenção contra o câncer de bexiga. Veja como:

Parar de Fumar

Hoje, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para câncer de bexiga. Os produtos químicos do fumo são absorvidos no sangue, passam pelos rins e concentram-se na urina. Esses produtos químicos podem danificar as células da superfície da bexiga, e aumentar suas chances de desenvolver o câncer de bexiga.

Evite a Exposição a Produtos Químicos e Irritantes

Tome as devidas precauções se você trabalhar em um ambiente com substâncias químicas perigosas, que como a fumaça do tabaco, circulam no sangue e concentram-se na urina armazenada em sua bexiga.

Coma uma Dieta Saudável

Incluir frutas e vegetais em sua dieta geral tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de vários tipos de câncer.

Beber Água

Aumente a ingestão de água para eliminar as impurezas na urina. E para ajudar a diluir quaisquer produtos químicos nocivos que penetrem na bexiga.

Seguindo alguns desses passos, você diminui as chances de desenvolver o câncer de bexiga e outras condições. Não deixe de encontrar seu médico regularmente para um check up.

Referência: Mayo Clinic

Artigo Publicado em: 17 de fevereiro de 2019 e Atualizado em 04 de setembro de 2020

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta