Diminuição do Jato Miccional e Dificuldade para Urinar – Devo Me Preocupar?
Diminuição do Jato Miccional e Dificuldade para Urinar. Você vem reparando diminuição do fluxo da sua urina ultimamente? Sente que o jato já não é tão forte ou tão longo quanto já foi? A dificuldade de iniciar ou manter um jato intenso de urina pode atingir homens de todas as idades, mas principalmente aqueles com mais de 50 anos.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as causas que podem levar a essa diminuição gradual no volume urinário de um homem, assim como os métodos de tratamento que podem melhorar a saúde e autoestima do paciente.
Causas da Diminuição do Jato Miccional
A dificuldade em manter um jato de urina geralmente leva um tempo para se desenvolver no organismo masculino. Muitas vezes o paciente só identifica o problema quando ocorre a retenção urinária, ou seja, quando não consegue mais urinar.
A retenção urinária pode ser definida como uma incapacidade de esvaziamento da bexiga. Ela pode acontecer quando a força de contração detrusora (musculatura da bexiga) é inferior a resistência uretral (determinada principalmente pela próstata) durante o ato da micção.
Apesar de poder afetar homens de todas as idades, a condição é mais comum naqueles adultos mais velhos, acima dos 50 anos, quando o crescimento natural da próstata aumenta a resistência ao esvaziamento da bexiga. Conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), a condição responsável pelo aumento da glândula prostática é responsável por afetar aproximadamente a metade da população masculina adulta.
Sintomas da HPB
Com o crescimento demasiado da próstata, pode-se observar uma restrição de fluxo urinário na saída da bexiga. Assim, há uma redução do jato miccional. Os principais sintomas relatados nesses casos são:
- Esforço para iniciar ou manter uma micção;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Gotejamento terminal, capaz de molhar as roupas íntimas;
- Micção intermitente;
- Necessidade de urinar várias vezes em um curto intervalo de tempo, principalmente durante o período da noite.
Como Diagnosticar e Tratar a HPB
Após a percepção dos sintomas relatados acima, é necessário agendar uma consulta com seu médico de confiança para que junto a ele estabeleçam um diagnóstico o quanto antes para determinar a causa e um possível método de tratamento.
Durante a análise, seu médico poderá solicitar exames como o de sangue, urina, toque retal e ultrassom do aparelho urinário; além de também analisar todo seu histórico médico. Assim, um diagnóstico assertivo poderá ser proposto.
Após confirmado, o tratamento para a condição, será personalizado de acordo com cada quadro. Em alguns casos, a terapêutica é baseada em mudanças no estilo de vida do paciente, como a redução do estresse, diminuição de ingestão de líquidos durante a noite, entre outros fatores. Além disso, determinados medicamentos também podem ser prescritos para gerar o alívio dos sintomas relacionados a dificuldade miccional.
Em casos mais graves, pode ser indicado o tratamento cirúrgico de desobstrução da bexiga. Ou seja, será realizada a retirada parcial da próstata. Para mais informações, consulte seu médico urologista de confiança.
Mais Informações sobre Diminuição do Jato Miccional na Internet: