Carregando...Exame de Toque Retal

Exame de Toque Retal – Conheça os Mitos e Fatos

A maioria das pessoas concordam que o exame de toque retal é o mais temido pelos homens. Por este motivo é muito comum encontrar quem nunca o tenha feito. Essa recusa pode se tornar perigosa, uma vez que esse exame é essencial para identificar problemas na saúde prostática.

Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre o procedimento de toque retal, quando é indicado, além dos seus mitos e fatos.

Exame de Toque Retal

Apesar de não ser bem visto por muitos homens que acreditam que esse tipo de procedimento pode influenciar na sua masculinidade, o exame de toque retal é um dos mais populares e indicados para identificar alguma alteração na próstata do paciente.

Comumente utilizado para confirmar ou descartar quadros de câncer de próstata, este exame também é capaz de identificar e avaliar outras condições relacionadas com a saúde da glândula como por exemplo a hiperplasia (crescimento benigno) e prostatite (inflamação da próstata) ou ainda situações outras como fissuras anais e hemorróidas.

A Próstata

A próstata é uma pequena glândula exclusivamente masculina que fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Conhecida também como glândula prostática, ela fica próxima às vesículas seminais e é o órgão responsável pela produção de grande parte do sêmen.

Baixos Niveis de Testosterona?
Marque sua Consulta Agora!

Por dentro desta glândula passa não só a uretra, mas também os vasos deferentes, canais responsáveis pela coleta dos espermatozóides produzidos pelos testículos. Apesar de ser um órgão importante para a reprodução, a próstata não é uma glândula essencial para a vida, ou seja, pode-se viver bem mesmo após sua retirada.

Quem Deve Fazer o Exame de Toque Retal

Todos os homens com mais de 50 anos de idade devem fazer o toque retal anualmente.

Homens negros, obesos ou com histórico familiar de câncer de próstata devem realizar o exame também anualmente, porém devendo começar já aos 45 anos, pois nestes grupos a doença parece ter maior prevalência.

Mitos e Fatos Sobre o Exame de Toque Retal

O Exame Causa Dor ou Incômodo – Mito

O exame de toque retal é muito mais simples do que parece, e mesmo na presença de alterações, não dói. Geralmente, o desconforto sentido por alguns homens é acionado por mecanismos psicológicos, como por exemplo, ficar pensando na dor.

Todo Homem Precisa Fazer o Exame em Algum Momento na Vida – Verdade

Não importa se você tem ou não algum sintoma, esse exame é o melhor para diagnosticar doenças benignas ou malignas que afetam a próstata. As razões que levam os homens a terem receio de se submeter a ele vão desde as questões culturais até o medo de realmente descobrir uma doença.

Mesmo Sem Apresentar Alterações é Preciso Continuar Fazendo o Exame Periodicamente – Verdade

O exame de toque retal deve fazer parte dos procedimentos anuais que todo o homem, principalmente com mais de 50 anos, precisa realizar. Aqueles homens que têm um ou mais parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Se Outros Exames, Como o de PSA, Deram Normais, Não Existe a Possibilidade do Homem ter Câncer de Próstata – Mito

Nem todos os tumores malignos da próstata são capazes de produzir a proteína PSA. Ou seja, estar com os níveis de PSA normais não isentam o paciente de ter câncer em sua próstata.

Como É Realizado o Exame de Toque Retal

A posição utilizada para o exame de toque retal pode variar de acordo com o médico, podendo ser com o paciente em pé, deitado de lado, deitado de barriga pra cima ou um pouco inclinado sobre alguma superfície.

Utilizando uma luva e um pouco de lubrificante, o médico insere um dedo no anus do paciente para analisar a próstata por mais ou menos 10 segundos. Se você ainda sim não se sente confortável em realizar esse tipo de procedimento, converse com seu médico urologista de confiança para que ele te explique melhor o funcionamento, os riscos e benefícios do toque retal.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta