Conheça os Diferentes Tipos de Ereção
Tipos de Ereção. As ereções geralmente são motivos de orgulho para o homem por serem sempre associadas à capacidade de ter e gerar prazer no ato sexual. No entanto, muitos desconhecem como realmente ocorre uma ereção e não conseguem diferenciar fatos de mitos. Um grande exemplo disso é que não existe apenas um tipo de ereção como muitos pensam.
Continue a leitura deste artigo e conheça melhor a anatomia de um pênis, assim como os passos com que ocorre uma ereção e os seus diferentes tipos.
O Pênis
Considerado como o principal órgão do sistema reprodutor masculino, o pênis, diferentemente dos outros órgãos, se localiza na parte externa do corpo e pode ser anatomicamente dividido em três partes:
- Raiz – Chamada também de base, a região fica localizada na bolsa perineal do assoalho pélvico. Contém a menor parte dos corpos cavernosos (porção interna / proximal) responsável pela sustentação da ereção.
- Corpo – Refere-se à região de maior comprimento localizada entre a base e a cabeça do pênis (parte externa / distal dos corpos cavernosos). Essa região é composta por dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso responsáveis pela ereção.
- Glande – Chamada também de cabeça do pênis, essa é a parte mais distante da base. Sua forma cônica é composta pela expansão do corpo esponjoso. Nela se localiza o orifício externo da uretra por onde são expelidos urina e sêmen.
A Ereção
Para que haja uma ereção, antes é necessário que algumas etapas entre o cérebro e os órgãos do sistema reprodutor masculino sejam estabelecidas. Acompanhe a seguir cada uma dessas fases.
1º estágio – Retenção sanguínea
Resultante de estímulos sexuais físicos ou psicológicos, os impulsos do cérebro e os nervos ao redor do pênis causam o relaxamento dos músculos lisos, permitindo que o sangue encha os corpos cavernosos.
2º estágio – Ereção parcial
As artérias localizadas no pênis se expandem devido ao aumento do fluxo sanguíneo, essa etapa é necessária para o que haja o alongamento do comprimento peniano.
3º estágio – Ereção Completa
O aumento do volume de sangue no pênis é impedido de drenar pelo aumento da pressão, que comprime as veias penianas, ampliando o pênis até a ereção completa.
4º estágio – Ereção rígida
Nessa fase, a rigidez máxima é alcançada. A ponta e corpo do pênis aumentam até que suas veias estejam totalmente comprimidas, aumentando o alongamento e mantendo a máxima rigidez do pênis, pronto para o orgasmo e ejaculação.
5º estágio – Retorno ao estágio 0
Após o orgasmo e a liberação da ejaculação, as contrações musculares resultam no aumento da saída de sangue do pênis, diminuindo seu comprimento e circunferência até ficar flácido novamente.
Tipos de Ereção
Ao contrário do que muitos pensam, um homem pode ter três diferentes tipos de ereções, sendo elas:
- Psicogênica;
- Reflexogênica;
- Noturna.
Ereções Psicogênicas
Podem ser fruto de uma estimulação audiovisual e fantasiosa com ativação direta no núcleo cerebral e medula espinhal.
Ereções Reflexogênicas
Surgem após o contato físico com o órgão, onde os centros de ereção espinhal que derivam das vias nervosas dorsais do pudendo geram o relaxamento do músculo peniano permitindo o início da ereção.
Ereções Noturnas
Ereções noturnas costumam ocorrer durante a fase REM do sono, no entanto, seus mecanismos de funcionamento ainda são desconhecidos.
Em caso de dúvidas, consulte seu médico urologista de confiança.