Pouco Esperma – O que Causa Diminuição do Líquido Seminal?
Pouco Esperma? Muitos homens possuem dúvidas em relação à ejaculação. No entanto, por medo ou vergonha de conversar sobre o assunto, acabam tirando suas próprias conclusões, que muitas vezes não condizem com a realidade.
O principal questionamento que envolve essa ação natural do organismo é em relação ao seu volume. Será que estou ejaculando pouco? A quantidade de esperma também diminui? Isso afeta a minha fertilidade? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que causa a diminuição do líquido seminal.
O Sêmen
O sêmen, ou esperma, é uma secreção natural de cor esbranquiçada ou amarelada produzida pelo organismo masculino para transportar os espermatozoides até seu destino final, o óvulo, quando falamos de fecundação.
Essa substância viscosa é composta por diversas secreções que se misturam no momento da ejaculação, sendo elas:
- Líquidos e espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos pelos canais deferentes;
- Fluidos seminais, produzidos nas vesículas seminais;
- Secreção prostática, produzida na próstata.
Além disso, podem ser incorporadas pequenas quantidades de líquidos produzidos pelas glândulas mucosas da uretra, como as bulbouretrais.
A Ejaculação
Muito confundida com o orgasmo, a ejaculação nada mais é do que o ato de descarga do sêmen, normalmente transportando os espermatozoides até a saída do trato reprodutivo masculino, etapa final decorrente de um estímulo sexual que leve o homem a estado de excitação e ereção peniana.
Volume do Sêmen
Geralmente, o sêmen liberado durante a ejaculação possui um volume aproximado de 2 a 5 ml. Ao todo, estima-se que haja mais de 40 milhões de espermatozoides em cada ejaculação saudável.
Existem alguns fatos muito comuns que podem alterar o volume do esperma, sendo eles:
- Idade avançada;
- Desidratação;
- Má alimentação;
- Abuso de álcool e tabaco;
- Aumento da próstata;
- Alta concentração de sódio no organismo;
- Uso de alguns medicamentos.
Se você não se enquadrou em nenhum dos fatores citados acima e mesmo assim acha que seu volume seminal está abaixo do normal, consulte seu médico urologista de confiança. Outros fatores que também podem influenciar na alteração da quantidade de sêmen, são:
- Desordens obstrutivas na região genital;
- Cirurgia testicular;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Toxicidade testicular;
- Síndromes genéticas (como Síndrome de Klinefelter).
Pouco Esperma ou outros Problemas no Sêmen
Existem alguns aspectos demonstrados pelo sêmen que podem ajudar a identificar possíveis problemas na saúde de um homem. Normalmente, a mudança de odor, cor e volume podem ser fortes indícios de que exista alguma anormalidade no organismo.
Em geral, um sêmen considerado saudável possui um aspecto viscoso e esbranquiçado que tende a se tornar mais líquido depois da ejaculação. Em casos onde o homem esteja sem ejacular a alguns dias, essa cor pode ficar mais amarelada.
Caso haja mais de uma ejaculação em curtos períodos de tempo, tanto o volume quanto a cor do esperma podem sofrer alterações, ficando transparente e apresentando pouca quantidade de líquido.
Ao notar alguma alteração significativa no seu sêmen ou dificuldade de fertilização, busque ajuda, converse com seu médico urologista e explique as mudanças observadas. Caso seja necessário, ele pedirá um exame de espermograma para verificar a composição do sêmen e as condições de fertilidade dos espermatozoides.