Carregando...Ejaculação

Ejaculação – Tudo que Você Precisa Saber

A ejaculação muitas vezes é o ato que determina o final de uma relação sexual. Ela sinaliza o ápice do prazer masculino e encaminha os espermatozoides para a fecundação.

Algumas dúvidas aparecem frequentemente nos consultórios urológicos, como: a ejaculação e o orgasmo sempre andam juntas? Quando uma ejaculação é considerada anormal? Porque o homem ejacula?. Assim, preparamos um artigo completo com o que você precisa saber, acompanhe.

O Que É Ejaculação

Tecnicamente, é um ato de descarga do sêmen, normalmente transportando os espermatozoides até a saída do trato reprodutivo masculino. Para que haja tal processo, é necessário ter um estímulo sexual que leve o homem a estado de excitação e ereção peniana.

O sêmen liberado durante a ejaculação possui um volume aproximado de 2 a 5 ml. Ao todo, estima-se que haja mais de 40 milhões de espermatozoides em cada ejaculação saudável.

Ejaculação X Orgasmo

Apesar de muitos acharem que ejaculação e orgasmo são a mesma coisa, na verdade são eventos independentes que podem acontecer em momentos diferentes. A ejaculação pode ser descrita como uma resposta mecânica do organismo de eliminação de fluidos. Já o orgasmo é o resultado de várias reações físicas e neurofisiológicas que provocam sensação de prazer.

Apesar de não ocorrer com frequência, alguns homens podem ejacular sem nem terem um orgasmo, já outros têm orgasmos e podem não ejacular. O segundo caso ocorre, por exemplo, em pacientes que foram submetidos a tratamento cirúrgico para o câncer de próstata.

Distúrbios Relacionados

Para que sua experiência sexual seja satisfatória, é fundamental que um conjunto de fatores e reações estejam presentes durante o momento íntimo. Dentre elas a existência do desejo sexual, ereção, ejaculação e orgasmo.

Diversos problemas podem fazer com que o homem não tenha um bom desempenho durante o ato sexual. Entre eles, estão diversos distúrbios de ejaculação que muitas vezes fazem com que o homem não atinja sua satisfação plena. A ajuda de um urologista pode ser crucial para investigar o problema e iniciar um tratamento adequado para o seu caso.

Problemas como ejaculação precoce, retrógrada, retardada e anejaculação (ausência de ejaculação) podem levar o homem a ter uma baixo desempenho sexual. Ao notar alguma dessas situações, é necessário buscar ajuda médica de seu urologista de confiança para tratar as condições e garantir que você e sua parceira possam aproveitar os momentos de prazer sem mais chateações.

Ejacular Várias Vezes Durante o Sexo

É Possível que um homem tenha várias ejaculações durante a prática sexual, no entanto, após cada uma delas, geralmente ocorre a perda de ereção que deverá ser “reconquistada” através dos níveis de excitação, o que pode variar de homem para homem.

Ejaculação X Vasectomia

Homens que realizam a vasectomia ainda podem ejacular, uma vez que o procedimento interrompe apenas a passagem da secreção contendo os espermatozoides, que corresponde a menos de 5% do volume total de líquidos expelidos durante a ejaculação.

É importante lembrar que o procedimento de vasectomia não altera o prazer, as ereções e nem a produção hormonal do homem.

Se você ainda tem dúvidas, procure nossos médicos urologistas, eles poderão fazer uma análise completa do seu caso.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta