O que Esperar da Cirurgia de Curvatura Peniana?
A Cirurgia de Curvatura Peniana é um método muito utilizado para devolver a pacientes que possuem um desvio do eixo peniano fora dos padrões considerados normais a possibilidade de ter uma vida sexual mais prazerosa.
No entanto, muitos homens que precisam passar pelo procedimento possuem receios, o principal deles em relação ao tamanho que o pênis ficará após a cirurgia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que esperar da cirurgia de correção peniana.
A Cirurgia de Curvatura Peniana
Pacientes que buscam o procedimento cirúrgico de correção peniana geralmente são homens que possuem diagnóstico de doença de Peyronie, ou seja, possuem uma curvatura peniana que pode causar desconforto e até mesmo dores durante a relação sexual.
Nem toda curvatura peniana precisa passar por tratamento cirúrgico, uma vez que é normal a existência de diferentes tamanhos, formatos, e inclinações no órgão genital masculino. Mas, caso essa alteração anatômica esteja inviabilizando a relação prazerosa, o método cirúrgico será a única opção para melhorar a vida sexual do homem.
Tipos de Curvatura
As curvaturas penianas mais exageradas podem ser atribuídas a dois motivos principais, sendo eles o congênito e o adquirido.
Curvatura Congênita
Esse tipo de curvatura pode ser percebido ainda na adolescência com o início das primeiras ereções, podendo piorar com o tempo. Masturbação traumática e diferentes tipos de traumas podem piorar o problema.
Curvatura Adquirida
Esse tipo de curvatura pode ser percebida em homens com mais de 40 anos onde antes o pênis era reto e com o passar do tempo a curvatura passa a ser um problema.
Em sua fase inicial, esse tipo de curvatura pode ser tratada com o uso de certos medicamentos receitados por seu médico urologista de confiança. Caso passe para a fase crônica a cirurgia será o método de tratamento mais adequado.
O Procedimento Cirúrgico
Antes de indicar o procedimento cirúrgico para a correção peniana, o médico urologista responsável pelo caso deverá analisar fatores como o grau da curvatura, tamanho do pênis, função erétil e expectativa do paciente quanto ao tratamento.
De modo geral, a cirurgia tem como objetivo corrigir a curvatura do pênis por meio de diversas plicaturas ou incisões com aplicação de enxertos. Além disso, em alguns casos, a colocação de um prótese peniana também é recomendada.
Dependendo das circunstâncias, o médico responsável indicará o melhor método cirúrgico para o caso, podendo ser:
- Técnicas de Plicatura: Esse procedimento reduzirá o lado mais longo do pênis para trazer uma maior proporção e minimizar a curvatura o máximo possível. O problema desse procedimento é que pode gerar a redução de 0,5 a 5 cm do tamanho anterior do pênis.
- Técnicas de incisão de placa e colocação de enxertos: realizado quando a curvatura é mais complexa, o procedimento consiste em algumas incisões na placa fibrosa que provoca a curvatura, o que desentorta o pênis, ocupando o espaço gerado com material biológico (como pericárdio bovino) ou sintético.
O Que Esperar
A recomendação médica é que o paciente só venha a ter relações sexuais com 6 semanas de recuperação e geralmente os níveis de satisfação são extremamente altos.