As ereções matinais são um fenômeno presente desde a adolescência até a terceira idade, podendo ser um sinal importante de saúde urológica. A expressão “acordar de barraca armada” pode causar certo tipo de incômodo. Principalmente, naqueles homens mais jovens que dividem a casa com outras pessoas.
No entanto, essa reação é saudável e sugere um bom estado de saúde. Para entender melhor o funcionamento das ereções matinais, assim como porque elas ocorrem e qual sua importância, continue a leitura deste artigo.
A Ereção
O pênis é o principal órgão sexual masculino do sistema reprodutor. Sua estrutura é constituída por tecidos eréteis, músculos, ligamentos e pele que permitem que ele “estique e endureça” quando estimulado.
A ereção peniana é um processo que envolve a coordenação harmônica dos sistemas psicológicos, neurológicos e cardiovasculares. Geralmente, está associada a estímulos visuais, mentais e físicos que provocam a maior circulação sanguínea na região do pênis, causando distensão dos corpos cavernosos e elevação do órgão.
Após o relaxamento, o pênis retorna ao seu estado flácido. Como o sangue é drenado dos espaços de tecido erétil, a pressão é reduzida nas veias e o fluxo retoma seu ritmo normal.
As Ereções Matinais
Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.
Uma ereção matinal também é chamada de tumescência peniana noturna. Geralmente, não está associada ao sentimento de prazer ou excitação, e também não está ligada a sonhos de cunho sexual.
Durante uma noite de sono, o sistema parassimpático tende a ficar mais ativo, os músculos mais relaxados e a frequência cardíaca baixa. Esses fatores contribuem para a formação da ereção. Além disso, os altos níveis de testosterona pela manhã também facilitam a condição de ereção.
Por Que Elas Acontecem
- Estímulo da fase REM – durante o sono REM, o sistema nervoso parassimpático predomina, ativando mecanismos que levam à ereção, mesmo sem estímulo sexual;
- Pico de testosterona pela manhã – os níveis de testosterona tendem a ser mais altos nas primeiras horas da manhã, o que facilita a ocorrência dessas ereções;
- Oxigenação dos tecidos – a tumescência noturna tem como propósito fisiológico oxigenar os tecidos penianos, prevenir atrofia e manter a saúde do corpo cavernoso;
- Pressão da bexiga – a bexiga cheia pode estimular reflexos nervosos que acionam a ereção para proteger contra a micção involuntária.
Importância das Ereções Matinais
Acordar com uma ereção matinal é um sinal de que seus nervos estão saudáveis. Isso porque as ereções matinais são consideradas um subproduto de uma estimulação completamente natural desencadeada pelo sistema nervoso parassimpático durante a noite.
Quando esse tipo de ereção ocorre repetidamente, funciona como uma forma de exercício para o pênis. As ereções matinais ajudam o pênis a manter seus tecidos macios, elásticos e prontos para quando houver o aumento do fluxo sanguíneo.
Esse tipo de ereção também pode ajudar no diagnóstico de condições como a disfunção erétil. Você consegue perceber ereções matinais involuntárias, mas não consegue alcançá-las durante a relação sexual? Isso pode indicar que esteja sofrendo de impotência sexual por causa psicológica, já que seus vasos são perfeitamente capazes de desencadear uma ereção sem estímulo psicológico.
Não Tenho Ereções Matinais – É Um Problema?
Não ter ereções matinais pode significar que você precisa de um acompanhamento médico. O médico urologista pode avaliar se há alguma condição subjacente que esteja causando a falta de ereção. Entre eles podemos citar ansiedade, estresse, disfunção erétil, desequilíbrio hormonal e até mesmo distúrbios do sono.
É importante manter uma realização de check-ups regulares. Isso ajuda a controlar não só a sua saúde sexual, mas a geral, que pode ter impacto direto na sua satisfação e no prazer. Condições associadas à falta de ereção podem ser tratadas quando o paciente busca ajuda de um profissional em urologia especializado.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 16 de out de 2020 e Atualizado em: 22 de ago de 2025