Carregando...Implante de Prótese Peniana

Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano

Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano: A Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano é o procedimento cirúrgico mais moderno para o implante inflável ou de “três volumes”.

Esta foi desenvolvida para minimizar as complicações mais comuns de certas condições, como:

• Hematoma,
  • Edemas,
  • Infecções na ferida operatória

melhorar os resultados estéticos, e diminuir o tempo de cirurgia.

Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano

Os três componentes são implantados por uma única incisão de aproximadamente 3 cm realizada na região pubiana, acima do pênis. A pele nesse local tem boa cicatrização (melhor que a da região escrotal utilizada em outras técnicas), e a cicatriz torna-se muito discreta, pois acaba recoberta por pelos.

Essa abordagem reduz a manipulação da região escrotal durante a cirurgia, medida que diminui o temido risco de infecção da prótese, no pós-operatório.

Com a Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano, o cirurgião consegue bom acesso para implantar com segurança os três componentes, facilitando principalmente a colocação do reservatório na região pélvica, próximo à bexiga.

Cuidados Antes da Cirurgia

Carregando...

Se Preferir assista ao Vídeo de Implante Peniano, diretamente no YouTube da Clínica Mattos

Todos os candidatos devem ser submetidos a um preparo pré-operatório que inclui exames laboratoriais, exames cardiológicos e avaliação pré-anestésica. Pacientes diabéticos são encorajados a realizar uma avaliação endocrinológica, visando controlar os níveis de glicemia.
O teste de ereção induzida pode ser indicado na programação operatória, principalmente se houver referência de curvatura no pênis.
Quando o procedimento estiver agendado, o paciente receberá orientações de tempo de jejum, cuidados especiais de higiene, medicamentos permitidos e proibidos antes da cirurgia, além da documentação necessária para a internação.

O Procedimento Cirúrgico

A Técnica Minimamente Invasiva para Implante Peniano é realizada no ambiente hospitalar em condições estéreis, com o paciente submetido a anestesia espinhal (raqui-anestesia) ou geral.

A duração pode variar entre 1 ou 2 horas, e o tempo de internação é curto (habitualmente não ultrapassando 24 horas).

Cuidados rigorosos de prevenção de infecção são seguidos para o manuseio do instrumental e preparo da equipe. Durante a anestesia, o paciente recebe antibióticos específicos na via venosa, a tricotomia (raspagem dos pelos) é realizada no centro cirúrgico com técnica adequada, e a pele da região operada é lavada com solução antisséptica por 15 minutos.

O Procedimento Segue os Seguintes Passos:

1. Uma incisão é feita logo acima da base do pênis (acesso infrapúbico);
  2. Instrumentos especiais são usados para abrir os corpos cavernosos e promover sua Dilatação;
  3. Uma solução rica em antibióticos é infundida no interior dos corpos cavernosos e usada para Irrigação de todos os Componentes do Implante;
  4. Os Cilindros são inseridos no interior dos corpos cavernosos e neste momento técnicas para correção de curvatura podem ser realizadas, caso necessário;
  5. O reservatório de fluído é implantado na pelve ou abaixo dos músculos abdominais, e a bomba de acionamento é colocada na bolsa escrotal entre os testículos;
  6. Com a prótese adequadamente posicionada e funcionando perfeitamente, um pequeno dreno de pressão negativa é colocado (geralmente retirado antes de 12 horas), e a incisão é fechada.

Período Pós-Operatório e Recuperação

O paciente deve manter o uso de antimicrobianos pelo tempo sugerido para cada caso, e a indicação de analgésicos e anti-inflamatórios vai depender do limiar de dor e resposta inflamatória de cada paciente.

É esperado algum desconforto, principalmente nos primeiros dias, mas a adaptação geralmente é rápida. Medidas simples como cueca justa e compressas geladas ajudam a trazer conforto.

Um leve inchaço é esperado e se resolve nas primeiras semanas. Neste período, o paciente deve evitar os esforços, fazendo repouso relativo.

Deve também manter contato com a equipe cirúrgica para orientações específicas.

É agendada uma primeira reavaliação já na primeira semana.

Por volta da quarta semana de cirurgia, o paciente é encorajado a iniciar a utilização do implante.

Dicas para o Dia da Visita ao Urologista SP

Artigo foi Útil?