Carregando...Testosterona Baixa e Disfunção Erétil

Testosterona Baixa e Disfunção Erétil – Qual a Relação?

Testosterona Baixa e Disfunção Erétil. A ereção peniana é um símbolo indiscutível de masculinidade e boa saúde sexual. Quando essa ação não ocorre, muitos homens passam a se preocupar, se auto diagnosticam como tendo disfunção erétil e buscam medicamentos orais para solução dos seus problemas, muitas vezes, antes de uma avaliação adequada.

No entanto, quadros de disfunção erétil muitas vezes são associadas a outras condições que precisam ser diagnosticadas na busca do tratamento adequado. É comum que alguns pacientes apresentem juntamente com a disfunção erétil, uma baixa nos níveis de testosterona. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a relação dessas duas condições.

A Disfunção Erétil

A disfunção erétil, ou simplesmente DE, é uma desordem sexual caracterizada pela dificuldade de manter ou ter uma ereção rígida para concluir a penetração. Essa condição é muito mais frequente do que se imagina, podendo afetar negativamente os relacionamentos interpessoais dos homens, comprometendo assim sua qualidade de vida.

Diversos estudos apontam que aproximadamente 52% da população masculina entre os 40 e 70 anos apresentam dificuldades persistentes de manter a ereção. No entanto, acontece também em homens mais novos do que isso.

Níveis Baixos de Testosterona

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo humano, possui maior concentração no sexo masculino. As funções que este hormônio desempenha em pessoas do sexo feminino e masculino são diferentes.

No corpo masculino, a testosterona é considerada como o principal hormônio sexual, sendo responsável por mudanças como o desenvolvimento dos órgãos genitais, aparecimento de pelos na região da face e púbica, alterações na voz, produção de esperma, crescimento, tamanho e força muscular e óssea, além de influenciar diretamente no desejo sexual.

Baixos níveis do hormônio podem ser identificados por meio de sinais ou anormalidades como a baixa contagem de esperma e alterações no corpo e comportamento do homem.

Para identificar uma possível queda deste hormônio tão importante, observe se você vem apresentando sinais como ondas de calor, fadiga, alteração no humor, irritação, diminuição da capacidade cognitiva, depressão e distúrbio no sono. Além disso, quadros de diminuição da massa muscular e osteoporose também poderão ser observados em pacientes com baixo nível de testosterona.

Testosterona Baixa e Disfunção Erétil

Para que o homem desenvolva uma ereção peniana, há uma série de fatores que devem funcionar perfeitamente em diversos sistemas no corpo humano. Quando falamos de disfunção erétil, muitas pessoas podem não saber, mas ela é considerada como multifatorial, ou seja, pode apresentar causas circulatórias, metabólicas, neurológicas, hormonais, medicamentosa e até mesmo psicológicas.

Com isso, podemos dizer que a testosterona é um dos fatores que podem estar envolvidos nos quadros de disfunção erétil.

Diagnóstico e Tratamento

Homens não são tão ligados à saúde como as mulheres, por este motivo, é mais comum que os diagnósticos sejam realizados de maneira tardia, prejudicando o prognóstico do paciente. Buscar ajuda de um médico urologista de sua confiança para realizar check-ups frequentes pode garantir que problemas relacionados à saúde sexual sejam tratados de forma precoce e eficaz.

Podemos acender o sinal de alerta para níveis baixos de testosterona quando o paciente apresenta quadros de:

  • Obesidade,
  • Diabetes,
  • Uso crônico de medicação que afete a fisiologia da testosterona,
  • Infertilidade,
  • Osteoporose ou fraturas com traumas de pequeno impacto,
  • Perda de massa muscular sem motivo aparente,
  • Disfunção erétil.

Após avaliar seu caso, o médico responsável irá prescrever o método de tratamento mais indicado para você.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta