Próstata Aumentada Causa Impotência Sexual?
Condições como a próstata aumentada que afetam a saúde íntima do homem é uma das preocupações mais comuns, especialmente à medida que envelhecem. Uma questão recorrente entre os homens é se uma próstata aumentada causa impotência sexual.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa compreender a relação entre a saúde prostática e a função sexual, os sintomas e as complicações da HPB, e os tratamentos disponíveis no mercado brasileiro.
Próstata Aumentada
A hiperplasia prostática benigna é uma condição comum em homens mais velhos, caracterizada pelo aumento da próstata, uma pequena glândula situada abaixo da bexiga e ao redor da uretra.
Esse aumento não é cancerígeno, mas pode causar uma série de sintomas urinários desconfortáveis, como dificuldade em iniciar a micção, fluxo urinário fraco, necessidade frequente de urinar e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
HPB e Impotência Sexual
A maioria dos homens têm dúvidas quanto à relação entre quadros de HPB e o surgimento da impotência sexual. Podemos dizer que essa relação é complexa e multifacetada. Apesar vários estudos demonstraram que pacientes com hiperplasia prostática possam sim apresentar quadros de disfunção erétil, a causa exata do que porque isso acontece ainda não é completamente compreendida, podendo envolver uma série de fatores físicos e psicológicos, tais como:
Fatores Físicos
Comprometimento do fluxo sanguíneo
A impotência sexual pode ser resultado de um fluxo sanguíneo inadequado para o pênis. Condições que afetam os vasos sanguíneos, como a aterosclerose, podem estar relacionadas à HPB, aumentando o risco de DE.
Tratamentos Médicos
Existem alguns medicamentos utilizados no tratamento do aumento de próstata como por exemplo os bloqueadores alfa e os inibidores da 5-alfa-redutase, podem ter efeitos colaterais que incluem disfunção erétil e diminuição da libido.
Inflamação Prostática
A HPB pode causar inflamação e dor na região pélvica. Esses dois fatores podem interferir diretamente na função sexual.
Fatores Psicológicos
Estresse e Ansiedade
Homens que sofrem com sintomas urinários severos podem experimentar ansiedade e estresse, que são conhecidos por afetar negativamente a função erétil.
Perda de Autoestima
Os problemas urinários ocasionados pela HPB e a percepção de envelhecimento podem impactar a autoestima e a imagem corporal, contribuindo para a disfunção erétil.
Como Identificar a HPB
Geralmente, pacientes que enfrentam quadros de HPB podem apresentar sintomas como a urgência miccional, fluxo urinário muito fraco ou interrompido, dificuldade de iniciar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e realização de muito esforço para conseguir urinar.
O diagnóstico deve ser feito por um médico urologista de sua confiança e geralmente envolve um exame físico, análise do histórico médico detalhado e testes específicos, como análise de urina, exame de sangue para medir o antígeno específico da próstata (PSA) e ultrassonografia.
Tratando a Próstata Aumentada
Podemos dizer que o tratamento da hiperplasia prostática benigna pode variar de acordo com a gravidade dos seus sintomas e também do impacto na qualidade de vida do paciente. Atualmente, algumas das opções que podem ajudar no tratamento da próstata aumentada são:
- Mudanças no Estilo de Vida: Ajustes na dieta, ingestão de líquidos e exercícios podem ajudar a aliviar os sintomas leves;
- Medicação: Medicamentos como bloqueadores alfa (por exemplo, tansulosina) ajudam a relaxar os músculos da próstata e do colo da bexiga, enquanto os inibidores da 5-alfa-redutase (por exemplo, finasterida) reduzem o tamanho da próstata ao longo do tempo;
- Terapias Minimamente Invasivas: Procedimentos como a ablação transuretral da próstata ou terapia a laser podem ser recomendados para casos moderados a graves;
- Cirurgia: Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para remover parte da próstata.
Caso você tenha se identificado com algum dos sintomas relatados neste artigo ou desconfie que está com problemas na região íntima, não deixe de marcar uma consulta com seu médico urologista de confiança.