Alterações no Pênis com a Idade São Naturais?
Assim como ocorre com diversas partes do nosso corpo, é possível que alguns homens identifiquem algumas alterações no pênis com o passar dos anos. As consequências do envelhecimento tendem a mostrar diversas mudanças físicas em uma pessoa, como por exemplo o surgimento de marcas de expressão, flacidez em alguns locais, cabelos brancos e outros sinais que podem estar começando a fazer parte do seu dia-a-dia.
De modo geral, para os homens nada incomoda mais do que a mudança na região íntima. Vamos supor que você está se olhando no espelho e percebe que algo parece diferente do que era antes, você começa a perceber que o seu pênis está diminuindo de tamanho ou grossura e isso começa a te deixar desconfortável.
Mas será que é possível que haja mesmo uma diminuição peniana com o passar dos anos? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto.
Alterações no Pênis com a Idade
Muitos homens já devem ter se perguntado ou questionado seu urologista se o pênis pode encolher com o passar dos anos. Assim como acontece nas diversas partes do nosso corpo, o pênis também pode sofrer alterações à medida que você envelhece.
Algumas pessoas podem perceber que ele vai ficando mais claro, apresenta pintas e diminuição da sensibilidade. No entanto, um dos pontos que mais preocupam os homens em geral é a questão da diminuição do tamanho e volume do órgão reprodutor.
O fato é que mesmo que você acredite veementemente que seu pênis esteja ficando menor, é teoricamente impossível que o órgão apresente uma diminuição natural, uma vez que, depois da fase adulta, ele permanece do mesmo tamanho durante a sua vida inteira.
Por Que Meu Pênis Parece ter Ficado Menor?
Como seu pênis não diminuiu de fato, você pode estar experimentando a sensação de diminuição e afilamento por outro motivo. Alguns fatores podem sim influenciar sua percepção de tamanho, fazendo com que seu pênis pareça ter ficado menor. Entre eles podemos citar:
Queda Hormonal de Testosterona
Após os 40 anos de idade, o corpo masculino começa a reduzir significativamente a produção natural da testosterona. Essa redução pode levar a menores números de ereções, além da diminuição da frequência e volume sanguíneo banhando o pênis ao longo do dia, o que resulta em uma aparência mais “murcha” e consequentemente você tem a percepção do seu membro estar menor.
Obesidade
Outra questão que pode influenciar diretamente na aparência peniana é a obesidade. O excesso de gordura pelo corpo e principalmente na região abdominal faz com que o órgão reprodutor masculino pareça menor. No entanto, ele permanece do mesmo tamanho, só que encoberto por camadas de pele e gordura, o que pode dar a impressão de uma diminuição de tamanho.
Ereções Menos Potentes
Também ocorre junto aos avanços da idade. Com o passar dos anos, as artérias precisarão de mais sangue para se encherem e proporcionarem um aspecto “maior”. Quando isso não acontece a impressão que dá é de diminuição, uma vez que seu pênis não conseguirá se esticar tanto quanto antes.
O Que Posso Fazer Para Melhorar o Aspecto de Encolhimento do Meu Pênis?
Existem algumas medidas que podem ser adotadas a fim de prevenir os fatores citados acima e ajudar a manter seu pênis com um aspecto maior, como por exemplo:
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter uma alimentação equilibrada;
- Reduzir o estresse do dia-a-dia;
- Estimular a produção de hormônio.
Também é importante manter uma rotina de check-ups com seu médico urologista de confiança para confirmar que não há nada de errado com sua saúde íntima.
Atualmente, estão disponíveis algumas técnicas que promovem o preenchimento peniano, alongando assim sua circunferência. Essa é uma das opções mais viáveis para homens insatisfeitos com o tamanho do seu órgão genital.
Preenchimento Peniano
Nós da Clínica Mattos possuímos certificação internacional para a realização da mais nova técnica de preenchimento peniano disponível no mercado. Denominada UroFill, essa é uma das formas mais seguras para aumentar o diâmetro do pênis de um paciente.
Se você deseja saber mais sobre esse tipo de procedimento, continue navegando pelo nosso blog e não deixe de marcar sua consulta.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 10 de abril de 2020 e Atualizado em: 14 de julho de 2023