Ciclismo e Disfunção Erétil - Existem Riscos? | Clínica Mattos - Clínica Mattos Urologista SP
Ciclismo e Disfunção Erétil

Ciclismo e Disfunção Erétil – Existem Riscos?

Publicado: 29 de agosto de 2025

Artigos Disfunção Erétil

Dr. Mário Henrique Elias De Mattos

Urologista
Dr. Mário Henrique Elias De Mattos
CRM - 94732


O ciclismo é um dos esportes mais praticados no mundo, seja por lazer, transporte ou competição. Andar de bicicleta promove saúde cardiovascular, melhora a resistência e é um ótimo aliado para o bem-estar físico e mental. No entanto, muitos homens que pedalam com frequência têm uma dúvida em comum: Ciclismo e Disfunção Erétil estão relacionados, ou seja, andar de bicicleta pode causar disfunção erétil?

A relação entre ciclismo e a função sexual masculina tem sido estudada há anos. Embora pedalar traga muitos benefícios, o uso prolongado e inadequado do selim, nome dado ao banco da bicicleta, é uma das preocupações para a saúde urogenital. Continue a leitura deste artigo e saiba se existe – ou não – relação entre a prática do ciclismo e o surgimento da disfunção erétil.

Existe Problema em Pedalar?

Desde os anos 90, uma grande teoria sobre as pedaladas e os problemas de ordem sexual vem cercando ciclistas, tanto os profissionais quanto os amadores. Isso porque muitos desses atletas começaram a relatar formigamentos na região genital, e também dificuldades de ereção quando praticavam a atividade várias vezes na semana durante longos períodos de tempo.

A partir desses relatos, surgiram muitos estudos para tentar comprovar uma relação sólida entre os episódios de impotência sexual após a prática constante do ciclismo.

Os Estudos

Apesar de ainda não se ter uma base científica comprovada, muitas pessoas associam queixas urinárias, sensitivas ou inflamatórias à posição em que o corpo fica durante a pedalada. Assim também a compressão que o períneo (região entre o pênis e o ânus) sofre no selim (banco da bicicleta). Esta queixa se dá devido ao fato de que essa região é rica em artérias e nervos responsáveis pela irrigação e sensibilidade da genitália masculina.

Insatisfeito com seu Desempenho Sexual?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com Urologista.

Atualmente, existem diversas opções de bancos para que o homem possa escolher um de acordo com suas necessidades.

Uma pesquisa publicada no Journal of Men’s Health manteve o acompanhamento com 5.000 ciclistas homens. Eles pedalavam de quatro a oito horas e meia toda semana. Porém, os estudiosos não conseguiram detectar uma relação entre o treino nas bikes e a disfunção erétil.

Fatores de Risco Associados

Algumas condições aumentam o risco de desenvolver problemas relacionados à disfunção erétil em ciclistas:

  • Uso de selins estreitos e rígidos;
  • Postura inadequada durante o pedal;
  • Pedaladas prolongadas (mais de 3 horas sem pausas);
  • Falta de bermuda acolchoada;
  • Pouca variação de posição ao pedalar;
  • Prática intensa sem acompanhamento médico.

Homens que já possuem predisposição vascular, histórico de disfunção erétil ou doenças crônicas devem ter ainda mais atenção.

A Disfunção Erétil

Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil é caracterizada pela falta ou dificuldade de manter uma ereção. A condição pode acometer homens de todas as idades, sendo causadas tanto por fatores físicos quanto psicológicos.

Seu diagnóstico envolve uma avaliação dos sintomas sexuais, exames clínicos e também psicológicos. Para que o médico confirme um quadro de disfunção erétil, é importante fazer diversas perguntas relacionadas aos possíveis fatores de risco da condição, como obesidade, diabetes, hipertensão, estilo de vida, entre outros aspectos. Além disso, poderá existir também a avaliação do seu histórico sexual.

O médico pode lhe avaliar em relação à qualidade, frequência e duração das ereções. Com base nesses resultados, pode ser necessária a investigação complementar com alguns exames específicos.

O Papel do Urologista

O urologista é o profissional indicado para avaliar alterações na função sexual, investigar sinais de compressão nervosa ou vascular, e orientar práticas seguras. Em casos de disfunção erétil, o especialista poderá solicitar exames específicos, investigar fatores de risco associados e indicar tratamento, que pode incluir:

  • Medicações orais;
  • Mudanças no estilo de vida;
  • Terapias hormonais (quando indicado);
  • Orientações sobre ergonomia esportiva.

Quanto mais cedo o acompanhamento for iniciado, melhores os resultados no desempenho sexual e na saúde como um todo.

Tratamento da Disfunção Erétil

Ao contrário do que muitos homens imaginam, a disfunção erétil pode ser tratada, principalmente após um diagnóstico precoce. As abordagens não costumam variar muito entre os pacientes jovens e aqueles com mais idade. O que pode ou não mudar está relacionado com as causas dessa disfunção, que podem ser físicas ou psicológicas.

Em alguns casos, as mudanças de hábitos diários incluindo prática de atividades físicas, dieta balanceada, diminuição do consumo de álcool, controle do peso e pressão sanguínea, gerenciamento do estresse e medidas contra o tabagismo poderão ser recomendadas. Já em outros, é necessária a intervenção de psicólogos e terapeutas para uma abordagem multidisciplinar.

Se você é ciclista e começou a notar alterações na sensibilidade ou nas ereções, não ignore os sinais. Procure um urologista, que poderá avaliar seu caso e garantir que o seu estilo de vida continue sendo sinônimo de saúde e qualidade de vida em todos os sentidos.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 13 de nov de 2020 e Atualizado em: 29 de ago de 2025

Confira outros Artigos...

INFORME LEGAL

Dr Marcus Mattos e Dr Mário Mattos são pessoalmente responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo. As informações contidas na homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico. Política de Privacidade/Cookies Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display

CLÍNICA MATTOS

© Copyright | Hospedado e monitorado IT9 - ABCtudo Todos os direitos reservados.