//
Carregando...Riscos do Uso Indevido de Testosterona

Conheça os Riscos do Uso Indevido de Testosterona

Spread the love

Riscos do Uso Indevido de Testosterona. Apesar de ser uma substância produzida em abundância pelo sexo masculino, a testosterona pode ser administrada como um medicamento para certas condições que requerem o aumento do nível desse hormônio no organismo. No entanto, com o crescimento e popularização dessa substância, muitas pessoas, inclusive mulheres, buscam a aplicação da testosterona para esculpir o corpo e até melhorar suas performances físicas.

Quando administrada sem necessidade e sem um acompanhamento médico, a “T” como também é conhecida, pode se tornar a vilã contra a sua saúde. Continue a leitura deste artigo e conheça os riscos do uso indevido da Testosterona.

O Que É Testosterona

A testosterona é considerada como um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Essa substância é produzida pelas glândulas adrenais (cerca de 5% do total) e pelos testículos (cerca de 95% do total). Por isso sua concentração é muito maior em pessoas do sexo masculino do que no feminino.

Esse hormônio é capaz de controlar o desenvolvimento das características sexuais masculinas e as funções reprodutivas (desejo sexual, qualidade de ereção e amadurecimento de espermatozoides). Além disso, também é reconhecido como um atuante importante nas áreas da saúde e bem estar físico e mental, como um todo.

Como A Testosterona Funciona No Organismo

A ativação de produção da testosterona tem origem cerebral, mais precisamente na glândula pituitária, que envia sinais aos testículos para iniciar ou pausar essa produção. Após isso, o hormônio se move por meio do sangue para realizar as suas funções ao longo do organismo.

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

Os níveis de testosterona tendem a mudar durante o dia, sendo mais altos pela manhã e mais baixos no período noturno. As taxas podem ser mais elevadas aos 20 e 30 anos, após esse período a tendência é que diminua gradativamente a partir dos 35 anos.

Uso Indevido de Testosterona

Além das pessoas que necessitam passar por uma terapia hormonal para restaurar os bons níveis de testosterona no corpo, a substância é cada vez mais procurada por quem quer alcançar o “corpo perfeito” sem muito esforço.

Além disso, o esteroide também é utilizado para melhorar as performances esportivas, secar gordura corporal e até mesmo melhorar a disposição e a libido. No entanto, a aplicação da testosterona sintética, quando usada indevidamente, pode causar diversos problemas à saúde.

Riscos do Uso Indevido de Testosterona

Quando uma pessoa injeta doses de testosterona sintética, ou seja, aquela que não é produzida naturalmente pelo organismo, sem a necessidade ou sem aprovação médica, acaba gerando uma sobrecarga em órgãos como o fígado e rins e consequentemente aumenta o risco de desenvolver doenças mais graves como cânceres.

Já no coração os danos podem incluir aumento do órgão e morte súbita. Na pele, a oleosidade passa a ser mais presente, a textura também pode sofrer alterações e se tornar mais grossa com o passar do tempo. Alterações na voz também podem ser percebidas, bem como a proliferação de glândulas sebáceas e a calvície.

Quando nos atentamos para a área comportamental, o excesso de testosterona pode causar certos distúrbios e instabilidades no humor de uma pessoa, com isso, ela passa a apresentar crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.

Quando Passar Pela Reposição Hormonal

Nem todo paciente que apresenta baixos níveis de testosterona deve ser tratado com a reposição hormonal. Apenas aqueles que apresentem níveis baixos de hormônios associados aos sintomas clínicos. Gerando assim uma queda em sua qualidade de vida.

Para saber mais sobre a testosterona e sua reposição por meio de substâncias sintéticas, busque ajuda do seu médico urologista de confiança.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Agende uma Consulta