Carregando...Diferença entre Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática

Qual a Diferença entre Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática Benigna?

Diferença entre Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática. Muitos homens podem não saber o significado de uma Hiperplasia prostática benigna e com isso podem confundir o diagnóstico com quadros de câncer de próstata, uma vez que ambas as condições afetam a mesma glândula em faixas etárias semelhantes.

O diagnóstico assertivo dessas condições é fundamental para que haja o tratamento correto das doenças. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a Diferença entre Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática Benigna.

A Próstata

Antes de entender cada uma das condições e suas diferenças, temos que saber o que é a próstata e quais são suas funções. Localizada logo abaixo da bexiga e em torno da uretra, a próstata é uma pequena glândula presente somente no organismo masculino que pode ser sentida ao toque retal.

Sua principal função é a produção do fluído responsável por preservar os espermatozoides no sêmen. Homens com mais de 45 anos são mais propensos a desenvolver problemas na próstata como a HPB e o Câncer.

Diferença entre Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática Benigna

Apesar de ambas as condições serem observadas na região da próstata, a principal diferença entre elas é o tipo de proliferação celular na glândula, que pode ser benigno ou maligno.

Câncer de Próstata

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

O câncer de próstata é uma condição que costuma acometer homens com mais de 65 anos. No entanto, não necessariamente atingirá apenas essa faixa etária. Caracterizado por um aumento prostático de cunho maligno, o câncer é um tumor que pode se espalhar para outros órgãos.

Essa condição em estágios iniciais pode não apresentar sintomas, por isso na maioria das vezes não se tem um diagnóstico precoce do câncer. Alguns sintomas como a presença de sangue na urina, dor ao ejacular, emagrecimento sem causa aparente, semen escurecido e dores ósseas principalmente na região das costas podem ser indicativos da condição.

Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna, ou apenas HPB, é uma condição caracterizada pelo crescimento benigno da próstata, ou seja, o surgimento de alguns caroços na região interna da glândula às custas de proliferação celular não cancerígena.

Apesar de ser considerada benigna, a HPB pode trazer certas complicações à saúde do homem, principalmente a longo prazo. Geralmente o crescimento anormal da próstata se dá depois dos 45 anos e vem acompanhado de um estreitamento do calibre da uretra, causando certo desconforto pelo esvaziamento incompleto da bexiga.

Apesar de a causa exata não ser conhecida, muitos acreditam que a Hiperplasia Prostática Benigna pode ter como gatilho as alterações hormonais que ocorrem durante o envelhecimento natural masculino. Nesses casos, o paciente pode perceber uma maior necessidade miccional, ou seja, micção frequente, diminuição da força do jato de urina e até mesmo em casos extremos a incapacidade de urinar (ou “retenção urinária”).

Quando Procurar um Médico

As duas condições podem e devem ser tratadas com o auxílio de um médico urologista de sua confiança. Após a realização de alguns exames, incluindo eventualmente biópsia, seu diagnóstico deve ser fechado e as opções de tratamento discutidas com o profissional de saúde de acordo com o seu quadro.

É possível que alguns tratamentos envolvam a mudança do estilo de vida do paciente, uso de medicações e até mesmo algum procedimento cirúrgico. Para saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, agende uma consulta com seu urologista de confiança.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta