Doença de Peyronie: Mitos e Verdades
Conhecida por causar tortuosidades no membro reprodutor masculino e afetar diretamente seu desempenho sexual, a doença de Peyronie é encontrada em 3,0 a 9,0% da população masculina sexualmente ativa.
Apesar de não ser nem muito rara nem muito comum, existem muitas incertezas e dúvidas que acabam gerando falsas informações sobre essa doença. Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre os mitos e verdades da doença de Peyronie.
O Que É Peyronie
A doença de Peyronie, ou simplesmente desvio ou curvatura peniana, é caracterizada pela aparição de placas fibrosas e não maleáveis na região da túnica albugínea, também conhecida como corpos cavernosos do pênis.
Essa formação fibrosa impossibilita que o pênis fique com seu eixo retificado, sendo assim, ele tende a formar uma curvatura para o lado contralateral onde se localizam as placas, ficando evidente principalmente durante a ereção.
O Que Causa a Doença de Peyronie
Acreditamos que existem alguns fatores que podem ser associados ao surgimento da curvatura peniana. Entre eles podemos citar alguns danos oxidativos causados por doenças como a diabetes e maus hábitos de vida.
Além disso, lesões e pequenos traumas no órgão genital podem favorecer o surgimento de placas cicatriciais e consequentemente mudar os níveis de curvatura do pênis.
Mitos e Verdades Sobre o Peyronie
Muitas vezes pela falta de informação, algumas pessoas tendem a acreditar que certas informações a respeito da doença de Peyronie são verdadeiras, quando na verdade não passam de um mito.
Para ajudar a combater esses mitos, preparamos uma lista com alguns pontos frequentemente levantados que envolvem essa condição, acompanhe:
A Doença De Peyronie É Causada Apenas Por Lesões Físicas No Corpo – Mito
Apesar de serem um fator desencadeante para a doença de Peyronie, as lesões físicas podem não ser a única origem da condição. Fatores genéticos, estimulantes e problemas de circulação também podem contribuir para o desenvolvimento da curvatura.
Curvaturas Penianas São Os Únicos Sintomas da Doença de Peyronie – Mito
Embora a curvatura peniana seja um sintoma comum dessa condição, nem todos os homens afetados por ela apresentam curvatura. Alguns homens podem relatar sentir dor durante a ereção, afilamento em determinada porção do pênis ou perceber o surgimento de placa de tecido fibroso palpável ou disfunção erétil.
A Doença De Peyronie É Apenas Um Problema Físico – Mito
Além dos problemas físicos, a Doença de Peyronie pode ter um impacto significativo na saúde mental e emocional dos homens afetados. A curvatura peniana e a disfunção erétil podem causar ansiedade, estresse e problemas de autoestima.
A Doença De Peyronie Tem Tratamento – Verdade
É fundamental que qualquer paciente que suspeite ter a Doença de Peyronie procure um médico especialista de sua confiança para obter um diagnóstico adequado. Um profissional de urologia pode avaliar os sintomas, realizar exames físicos e fornecer orientações sobre as opções de tratamento para o seu caso em específico.
Existem diferentes métodos terapêuticos que podem ajudar em casos de curvatura peniana, entre eles estão os medicamentos orais, terapias intralesionais, procedimentos cirúrgicos e até mesmo a colocação de próteses penianas. Se você deseja mais informações sobre a Doença de Peyronie, clique aqui ou agenda já sua avaliação.