Carregando...Tratamento não Cirúrgico para a Doença de Peyronie

Existe Tratamento não Cirúrgico para a Doença de Peyronie?

Fique Ligado

Tratamento não Cirúrgico para a Doença de Peyronie. Todos sabemos que existem diferentes tipos de pênis. Tamanho, curvatura, coloração e espessura podem variar de homem para homem sem contudo caracterizar anomalia do membro.

No entanto, quando essas características afetam o desempenho urinário ou sexual do paciente, como é o caso da doença de Peyronie, a anormalidade deve ser relatada a seu médico de confiança para que a orientação seja estabelecida. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tratamento não cirúrgico para a doença de Peyronie.

Doença de Peyronie

A doença de Peyronie é conhecida por afetar homens principalmente acima dos 50 anos e tem como principal sintoma o aparecimento de nódulos associados às dores e curvatura do pênis durante a ereção.

Peyronie é caracterizada pelo desenvolvimento de uma placa fibrosa ou nódulo nas nas cápsulas dos corpos cavernosos, comprometendo assim a elasticidade do membro. Com isso, as ereções passam a ser deformadas e/ou dolorosas, uma vez que a condição provoca distorções tanto na forma quanto na inclinação do pênis.

O Que Causa a Doença de Peyronie

Ainda não se sabe ao certo a causa específica para o aparecimento da condição, no entanto, acredita-se que pequenos traumas ao longo da vida provocados principalmente durante as relações sexuais podem gerar cicatrizes internas que interferem na qualidade de ereção.

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

Há também alguns estudos que apontam uma possível relação entre a doença de Peyronie e outras condições como reumatológicas, diabetes e hipertensão arterial.

Como Diagnosticar

Estima-se que em aproximadamente 20% dos casos de Peyronie, as placas fibróticas desaparecem espontaneamente. Já nos outros 80% as placas podem determinar deformidades permanentes. O homem que perceber alterações genitais na ereção deverá buscar ajuda de um médico urologista de confiança para juntos encontrarem o melhor método de tratamento.

Raramente, esses casos precisam do auxílio de exames como ressonâncias magnéticas, uma vez que é possível identificar as placas apenas com exame clínico simples.

Tratamento para Doença de Peyronie

Muitas opções terapêuticas já foram propostas e estudadas. Mas não há consenso de medidas medicamentosas ou terapias locais com verdadeira eficácia comprovada. Quando diagnosticada a deformidade, deverá ser sugerida, em primeiro momento, uma terapêutica por meio de medicamentos para alívio da inflamação e dor.

O curso natural dessa doença se inicia geralmente com quadro de dor e piora progressiva da curvatura. Em seguida há uma estabilização da dor e regresso (geralmente parcial) da tortuosidade. Para casos devidamente selecionados há indicação de correção cirúrgica, que podem seguir basicamente duas técnicas.

A primeira tenta compensar o desvio por meio de uma prega no corpo cavernoso do lado oposto à inclinação. Já a segunda consiste em uma técnica de incisão em forma de ‘H’. Dessa forma, é possível chegar até a placa e realizar um enxerto no local da lesão.

Tratamento não Cirúrgico para a Doença de Peyronie

Já foram testados inúmeros medicamentos orais para tratar a condição de Peyronie. No entanto, nenhuma delas obteve resultados significativos na correção do desvio.

Há opções de tratamento dos sintomas de dor, o que não garante melhora na progressão da doença.

Pênis torto nem sempre é sinal de doença de Peyronie. No entanto, não significa que você não precise manter atenção em sua saúde sexual. Ao menor sinal de incômodo durante a ereção ou relação íntima deve-se procurar seu médico urologista.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 14 de maio de 2021  e Atualizado em: 23 de junho de 2023

Agende uma Consulta