Carregando...Implante da Prótese Peniana

Implante de Prótese Peniana: Saiba Mais

Fique Ligado

A cirurgia de implante de prótese peniana sofreu grande evolução nas últimas décadas, com isso, podemos dizer que hoje essa técnica representa uma forma segura e eficiente no tratamento definitivo da DSE (disfunção sexual erétil).

Esses implantes de prótese promovem ereções com a rigidez adequada para a prática sexual, influenciando positivamente na autoestima e na libido dos pacientes. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre as funções, indicações e riscos de colocar uma prótese peniana.

Disfunção Erétil

A disfunção erétil (DE), também conhecida como impotência sexual, é uma desordem de cunho sexual caracterizada quando o homem não consegue alcançar ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração durante o ato sexual.

Ao contrário do que muitos imaginam, essa não é uma condição normal da idade e pode ser tratada por um médico urologista de sua confiança. Ao ser devidamente diagnosticado, o paciente receberá uma prescrição de medicamento, mudança de hábitos ou implante de prótese peniana, dependendo da grau da DE.

Prótese Peniana – O Que É?

A prótese ou implante peniano é um dispositivo colocado no interior do pênis, mais precisamente dentro dos corpos cavernosos, com o intuito de reproduzir uma ereção em casos de disfunção erétil grave.

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

Realizada por meio cirúrgico, a colocação de uma prótese pode trazer vantagens como a de ser um tratamento definitivo para o problema de ereção. Atualmente, o procedimento é uma opção muito indicada também para homens que passam a apresentar disfunção erétil após a remoção da próstata por câncer.

Prótese Peniana – Tipos

A opção pela prótese não é novidade. No entanto, uma vez que este não é um assunto frequente nas conversas de mesa de jantar, muitos pacientes não estão cientes das opções que podem ter.

Por exemplo, a maioria dos homens que sofrem de disfunção erétil crônica grave podem se beneficiar de um implante de prótese peniana. Atualmente, existem dois tipos principais de implantes disponíveis no mercado, sendo eles:

  • Implante Maleável – Instalado cirurgicamente, este implante consiste em duas hastes maleáveis ​​(e flexíveis). Com isso, o homem simplesmente levanta ou ajusta o pênis na posição ereta para iniciar o sexo. Embora seja o implante mais simples e mais barato, proporciona um estado de ereção permanente, o que pode gerar situações de incômodo social.
  • Implante Inflável – Trata-se da evolução dos implantes maleáveis, exige técnica cirúrgica mais refinada e complexa. Os cilindros implantados nos corpos cavernosos são inflados pelo paciente no momento em que desejar a ereção. É uma opção muito mais discreta para rotina diária (por retornar ao estado de flacidez quando desarmada) e promove uma ereção bastante similar à ereção natural (já que o enchimento dos cilindros distende totalmente os corpos cavernosos, projetando e engrossando o corpo peniano).

Este tipo de tratamento só é recomendado para pacientes que não conseguiram obter resultados satisfatórios com o uso de medicamentos ou outros tipos de tratamento, uma vez que esse tipo de procedimento cirúrgico é irreversível.

Cirurgia de Implante da Prótese Peniana

Em geral, este procedimento cirúrgico dura cerca de 90 minutos. Deve ser realizado por um urologista treinado, em ambiente hospitalar. O período de internação médio é de 1 dia.

Recomenda-se cerca de 6 semanas para que o homem possa voltar a ter contato íntimo, porém com algumas ressalvas feitas por seu médico. Alguns cuidados devem ser tomados durante esse período, incluindo:

  • Manter o pênis virado para cima a fim de evitar uma cicatrização com ele dobrado para baixo;
  • Evitar a prática de exercícios físicos intensos durante os dois primeiros meses;
  • Realizar a higienização adequada da região íntima conforme as instruções passadas pelo seu médico.

Os cuidados podem variar de acordo com o tipo de prótese ou cirurgia. Siga os passos indicados pelo seu médico a fim de evitar problemas futuros. Nesta página, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito do procedimento.

Vida Sexual Pós-Prótese

A experiência com a prótese peniana durante a relação pode variar de homem para homem. A sensibilidade do órgão permanece intacta. Ou seja, o homem continua sendo capaz de ejacular mesmo que o estímulo natural de ereção desapareça por completo. Contudo, sempre é necessário o uso da prótese para atingir uma ereção.

Prótese Peniana – Riscos

Apesar de ser uma operação muito utilizada e segura ainda pode existir algum risco de complicações como em todos os procedimentos cirúrgicos, sendo eles:

  • Rejeição da prótese;
  • Infecções;
  • Adesão da prótese nos tecidos internos do pênis.

É imprescindível que o paciente fique atento a sintomas que possam indicar tais complicações. Estes incluem dor intensa, vermelhidão, inchaço e até mesmo saída de pus pelo pênis. Caso alguma anormalidade seja constatada é recomendado procurar o médico responsável imediatamente.

Ele dará seguimento às providências necessárias o mais rápido possível, garantindo ao paciente o tratamento adequado. Existem muitos tratamentos para homens com disfunção erétil ou outros problemas de desempenho sexual. Encontre o caminho certo junto com seu urologista.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 30 de agosto de 2019 e Atualizado em: 24 de março de 2023

Agende uma Consulta