Carregando...Conheça as Principais Causas da Disfunção Erétil

Conheça as Principais Causas da Disfunção Erétil

Causas da Disfunção Erétil. A disfunção erétil é uma condição que preocupa muitos homens por afetar diretamente sua vida sexual. Além disso, esse assunto ainda é um grande tabu na sociedade, o que pode prejudicar o diagnóstico e o tratamento da condição.

Ao contrário do que muitos imaginam, a disfunção erétil não afeta apenas homens com idade avançada, mas também aqueles mais jovens, uma vez que pode ter diversas causas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as causas da disfunção erétil.

A Disfunção Erétil

Conhecida também como DE, a disfunção erétil é caracterizada pela dificuldade em obter ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração. Essa condição é mais normal do que se imagina e afeta milhões de homens ao redor do mundo.

Geralmente esse tipo de condição está associado a causas físicas ou psicológicas como problemas com diabetes, doenças cardíacas, quadros de depressão e ansiedade, entre outros.

Causas da Disfunção Erétil

Existem diversas causas que podem desencadear quadros de disfunção erétil, entre elas podemos citar:

Depressão

O cérebro é uma zona erógena, muitas vezes esquecida. A emoção sexual começa em sua cabeça, e segue para baixo. A depressão pode amortecer seu desejo e levar à disfunção erétil. Ironicamente, muitos dos medicamentos usados para tratar a depressão também podem reprimir seu desejo sexual, dificultar a obtenção de uma ereção e causar atraso no seu orgasmo.

Abuso de Álcool

O consumo excessivo de bebida alcoólica pode tornar mais difícil terminar o ato e interferir nas ereções. Sobretudo, os efeitos são de forma geral, temporários. A boa notícia é que o consumo moderado pode ter benefícios para a saúde, como por exemplo reduzir os riscos de doenças cardíacas, que são semelhantes aos riscos de disfunção erétil.

Medicamentos

Existe uma longa lista de fármacos comuns do dia-a-dia que podem causar quadros de DE, incluindo certos medicamentos para a pressão arterial, para a dor e antidepressivos.

De forma alguma pare de tomar medicamentos por conta própria. Converse com seu médico, debata as possibilidades. As drogas ilícitas como anfetaminas, cocaína e maconha também podem causar problemas sexuais nos homens.

Estresse e a Pressão

Entrar no clima quando você está distraído com as responsabilidades do trabalho ou preocupações de casa não é uma tarefa fácil. Esse estresse todo pode afetar muitas partes do seu corpo, incluindo o seu pênis.

Fazer mudanças de Estilo de Vida que promovam o bem-estar e o relaxamento podem ajudar a restaurar suas ereções.

Raiva

Não é fácil sentir-se romântico quando você está furioso, independente de sua raiva ser dirigida a sua parceira ou não. A tentativa de obter uma ereção durante um episódio de raiva pode ser frustrante simplesmente pelo fato do sangue não estar indo em direção ao pênis e sim ao rosto.

Ansiedade

Preocupar-se sobre seu desempenho na cama pode tornar tudo mais difícil para você. A ansiedade de outras partes da sua vida também pode te afetar no quarto. Toda essa preocupação pode fazer você temer e evitar a intimidade, podendo gerar um ciclo vicioso e colocar uma grande pressão sobre sua vida sexual e relacionamento.

clinicamattos

Sobrepeso e a Obesidade

O sobrepeso pode afetar seu desempenho sexual, e não apenas diminuindo sua auto-estima. Homens obesos têm níveis mais baixos de testosterona (hormonal masculina), o que é importante para o desejo sexual e responsável pela ereção. O excesso de peso também está relacionado à pressão arterial elevada e ao endurecimento das artérias, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis.

Auto-Imagem

Quando você não gosta do que vê no espelho, é fácil assumir que seu parceiro também não vá gostar da visão. Uma auto-imagem negativa pode fazer você se preocupar não apenas com sua forma, mas também o quão bem você vai se apresentar na cama, gerando quadros de ansiedade.

Baixa Libido

A baixa libido não é a mesma coisa que a disfunção erétil, mas muitos dos fatores que atrapalham uma ereção também podem reduzir seu interesse pelo sexo. A baixa auto-estima, o estresse, a ansiedade e certos medicamentos podem reduzir seu desejo sexual.

Sua Saúde como um Todo

Muitas condições de saúde diferentes podem afetar os nervos, os músculos ou o fluxo sanguíneo que é necessário para ter uma ereção. Diabetes, hipertensão arterial, endurecimento das artérias, lesões da medula espinhal e esclerose múltipla podem ser causas da Disfunção Erétil.

Buscar ajuda de um médico urologista é fundamental para obter um diagnóstico e posteriormente um método de tratamento eficaz para o seu caso. Lembre-se, a disfunção erétil, na maioria das vezes, pode e deve ser tratada para que sua vida sexual seja restabelecida.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 18 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 29 de abril de 2022

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta