Impotência e Infertilidade – Diferenças e Relação entre essas Condições
Impotência e Infertilidade. Apesar de serem condições que afetam a saúde sexual do homem, ao contrário do que muitos podem achar, a impotência sexual nem sempre condiz com a infertilidade, uma vez que se tratam de dois problemas diferentes que possuem causas distintas.
No entanto, esses dois problemas podem estar relacionados de certa forma. Neste artigo conheça mais sobre as duas condições, suas diferenças e relações.
Impotência Sexual – O Que é?
Impotência sexual ou disfunção sexual erétil é um problema experimentado por cerca de 30 milhões de homens em toda a América. Ela é caracterizada pela incapacidade ou dificuldade permanente de obter e/ou manter uma ereção peniana durante o ato sexual, podendo acontecer por diversos motivos como por exemplo:
- Estresse;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Cirurgias pélvicas;
- Uso de drogas e álcool;
- Doenças como hipertensão e diabetes;
- Uso excessivo de medicamentos antidepressivos, anti hipertensivos ou antipsicóticos;
- Problemas emocionais e psicológicos como depressão, traumas, insatisfações e medo, por exemplo.
Todos os fatores citados acima podem vir a afetar diretamente o desempenho sexual masculino, causando ou não problemas de fertilidade.
Infertilidade Masculina– O Que É?
A infertilidade é descrita pela incapacidade de produzir espermatozóides aptos para fertilizar um óvulo. Nesses casos, os sintomas não são físicos, ou seja, o homem pode conseguir manter relações sexuais normais e constantes, até perceber algo de errado no processo de tentativas para engravidar sua parceira.
Apesar de poder afetar homens e mulheres, a infertilidade masculina atinge cerca de 40% da população, sendo que seu diagnóstico deve ser realizado por meio de exames específicos como o espermograma, por exemplo. Alguns dos fatores responsáveis pela infertilidade podem ser:
- Distúrbios da tireoide;
- Uso de anabolizantes;
- Alta produção de prolactina;
- Baixa produção de testosterona;
- Realizações de radioterapias e quimioterapias;
- Fatores genéticos que afetam a produção de espermatozoides;
- Infecções que atingem o aparelho reprodutor, como a caxumba;
- Problemas que afetam diretamente a ejaculação, assim como a falta dela;
Assim como em casos de impotência sexual, alguns casos de infertilidade também podem ser tratados.
Relação Entre Impotência e Infertilidade
Associar a impotência sexual com a infertilidade é um erro muito comum, já que um homem pode ser sexualmente ativo sem a presença de qualquer disfunção sexual e ainda assim não ser capaz de produzir espermatozóides aptos a fertilizar os óvulos de uma mulher.
As duas condições se relacionam pelo fato de ambas poderem se intensificar devido ao baixo nível de testosterona, hormônio masculino responsável pela característica sexual do mesmo.
Apesar da impotência não ser um indicativo de baixa contagem de espermatozoides, em alguns casos, as condições podem conversar entre si. Se um casal está tentando gerar um filho e observa ser incapaz de obter uma ereção suficiente para manter a relação sexual afetando a ejaculação e consequentemente a fecundação.
Impotência e Infertilidade – Procurando Ajuda Médica
Muitos homens se recusam a buscar ajuda médica quando o assunto é disfunção sexual por acreditarem ser uma coisa normal da idade ou até mesmo por vergonha de serem julgados nas rodas de amigos. Já em casos de dificuldade de engravidar, é comum que a ”culpa” recaia sobre as mulheres, uma vez que muitas pessoas ainda acreditam que apenas elas podem ser a responsáveis por não conseguir conceber uma criança, retardando a busca de ajuda por parte do homem.
Realizar um check up geral da sua saúde íntima com um médico urologista especializado pode evitar frustrações futuras, assim como melhorar seu desempenho sexual. Não negligencie sua saúde, marque sua consulta agora mesmo.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 2 de agosto de 2019 e Atualizado em: 10 de novembro de 2023