Micropênis: A Importância do Diagnóstico Preciso para Intervenções Efetivas
Apesar de ser uma condição considerada rara e que afeta apenas 0,6% da população masculina, o micropênis é um grande medo dos homens. Muitos acreditam que sofrem com esse problema, no entanto não sabem se de fato possuem um micropênis ou apenas um penis menor do que o considerado como média nacional.
O micropênis é considerado como um distúrbio genital, por isso, buscar ajuda médica é fundamental para explorar opções de tratamento e melhorar a qualidade de vida de quem vive com essa condição. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o micropênis e a importância do diagnóstico preciso para intervenções efetivas.
O Que É Um Micropênis
Micropênis é o nome dado a condição onde o homem apresenta um tamanho incomum de pênis que não passa dos 7 centímetros quando está em estado de ereção. Essa condição é considerada rara, afetando aproximadamente 0,6% da população masculina.
Pacientes que possuem esse tipo de problema podem enfrentar certas questões que envolvam a baixa autoestima, o medo e principalmente a vida sexual.
Quais São As Principais Causas do Micropênis
Existem diversas causas para o homem apresentar um micropênis. Apesar de muitas delas ainda serem desconhecidas, já se sabe que fatores genéticos e hormonais podem estar diretamente ligados a essa condição.
A deficiência na produção de hormônios sexuais masculinos durante o desenvolvimento fetal, como a testosterona, é uma das principais causas. Outras causas podem incluir distúrbios hormonais, anomalias genéticas, exposição a certos medicamentos durante a gravidez ou fatores ambientais.
A Importância do Diagnóstico
O diagnóstico do micropênis é geralmente realizado por um médico urologista especializado. Além de avaliar o tamanho do seu pênis, o médico também poderá realizar exames de sangue para verificar seus níveis hormonais. Em alguns casos, pode ser necessária uma avaliação mais aprofundada para determinar a causa subjacente do micropênis.
Diagnosticar a condição é fundamental não apenas para identificar problemas adjacentes como hipogonadismo, síndrome de Klinefelter ou distúrbio do desenvolvimento sexual, mas também para que o paciente tenha melhor orientação e aconselhamento para sua saúde física e apoio emocional e psicológico para lidar com o fato de ter um pênis menor do que aqueles considerados de tamanho normal.
Existe Tratamento para o Micropênis?
Embora o micropênis seja uma condição incurável, o paciente que leva o caso para um médico urologista de sua confiança pode obter a recomendação para o tratamento com hormônios que estimulam o crescimento peniano, especialmente quando o homem possui uma certa deficiência hormonal.
Para aqueles que desejam aumentar o tamanho do pênis, existem procedimentos como o preenchimento peniano que podem melhorar a aparência do seu pênis e ajudar na redescoberta da sua autoimagem.
Micropênis X Virilidade
Engana-se quem acredita fielmente que o tamanho peniano define seu nível de virilidade. Precisamos lembrar que a masculinidade vai muito além das questões penianas. Por este motivo, se você não tem o tamanho ou aparência peniana considerado “normal” pela sociedade, fique tranquilo.
Desde que essas características não atrapalhem sua vida sexual, não há motivo para querer mudá-las. Para conhecer melhor a anatomia peniana e os problemas que podem afetá-lo continue navegando pelo nosso blog, ou clique aqui.