Carregando...O que é Varicocele?

O que é Varicocele? Quais São os Riscos?

O que é Varicocele? Você notou dor persistente na região escrotal que pode irradiar para a virilha ou alteração do volume de um ou nos dois testículos. Principalmente quando está no clima quente, passa muitas horas em pé ou faz algum esforço físico? Se alguma resposta para essas perguntas for sim, fique atento, podemos estar falando de varicocele.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa condição que muitas vezes está associada a infertilidade masculina.

A Varicocele

A varicocele é mais comum do que podemos imaginar. É a dilatação das veias testiculares, principalmente após a realização de esforços físicos, são as chamadas varizes do testículo.

O aumento dessas veias acaba dificultando o retorno venoso, podendo provocar a disfunção testicular com alteração da qualidade dos espermatozoides produzidos pelo homem. Embora possa estar ligada a infertilidade masculina, a condição não provoca distúrbios de potência sexual.

Sintomas de Varicocele

Podendo ser assintomática, a condição pode afetar um ou ambos os testículos. Na maioria das vezes é uma doença congênita mas pode ser uma manifestação secundária de outras doenças mais preocupantes.

Em alguns casos, o paciente pode se queixar de dores testiculares, assim como a sensação de peso e desconforto no órgão. Além disso, o incômodo pode ser estético, pela presença de vasos dilatados aparentes na pele escrotal.

O Que Causa Varicocele

Ainda não se sabe ao certo o que pode originar a varicocele. No entanto, especula-se que ela decorre da fragilidade natural dos vasos testiculares e sua falta de válvulas de retrocesso.

No entanto quando a condição surge de forma aguda, ou seja, atinge de forma súbita o testículo, pode estar relacionada a tumores abdominais que comprimem grandes vasos abdominais.

Como Diagnosticar a Varicocele?

Ao passar em consulta com seu urologista de confiança e relatar seus sintomas, alguns testes físicos deverão ser realizados juntamente com exames que serão solicitados para o auxílio do diagnóstico correto da condição e avaliar a conduta para cada caso.

Para pacientes que questionam a capacidade fértil, além do estudo de ultrassonografia dos testículos (incluindo análise do doppler colorido) geralmente deve ser solicitado espermograma, exame que consiste em verificar as características dos espermatozoides, tais como sua locomoção e vitalidade.

Tratamento da Varicocele

O tipo de tratamento indicado pelo seu médico pode variar de acordo com os sintomas apresentados.

Em caso de dor, a melhor abordagem é através de medicamentos que visam melhorar o tônus venoso. Além disso, outra opção são medidas comportamentais como o uso de suspensórios escrotais, um tipo especial de cueca que deixa a região devidamente alocada. Para casos extremos, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

Já, se o maior sintoma for a infertilidade, atrofia testicular ou risco do desenvolvimento saudável do testículo, a melhor maneira de tratamento é por meio cirúrgico. Nesse procedimento, é feita uma abertura no canal inguinal para chegar ao cordão espermático. Após identificado por técnica microcirúrgica, essas veias dilatadas são ligadas para impedir o fluxo de sangue venoso.

Para mais informações sobre o distúrbio e as opções de tratamentos disponíveis para o seu caso, consulte seu médico urologista de confiança.

Referência: Mayo Clinic

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta