Carregando...Segurança Das Próteses Penianas

Segurança das Próteses Penianas e Eficácia a Longo Prazo

Fique Ligado

Segurança das Próteses Penianas. Além da restauração da função erétil, as próteses penianas podem ter um impacto positivo significativo na autoestima e na qualidade de vida de homens com disfunção erétil. Com taxas de complicações relativamente baixas e altos níveis de satisfação do paciente, as próteses penianas representam uma opção viável para muitos pacientes.

Uma dúvida comum que pode surgir antes de se colocar o equipamento é em relação a segurança e eficácia a longo prazo, por isso, preparamos este artigo para você tirar todas as suas dúvidas em relação às próteses penianas.

O Que São Próteses Penianas

Implante ou prótese peniana nada mais são do que dispositivos médicos implantados cirurgicamente no interior do pênis a fim de promover ereções rígidas o suficiente para a penetração durante o ato sexual.

Existem dois tipos principais de próteses: as próteses maleáveis (ou semirrígidas) e as próteses infláveis.

• Próteses Maleáveis: São feitas de hastes de silicone flexíveis que mantém o pênis em um estado de rigidez constante, mas que pode ser ajustado manualmente para diferentes posições;
  • Próteses Infláveis: São compostas por cilindros infláveis implantados no corpo cavernoso, uma bomba implantada no escroto e um reservatório de líquido instalado no abdômen. Deste modo, o homem pode inflar e desinflar a prótese conforme necessário.

A Segurança Das Próteses Penianas

Quando falamos em uma cirurgia invasiva no interior do pênis a segurança é uma das principais preocupações para homens que optaram por esse tipo de abordagem. Felizmente, os avanços tecnológicos e as melhorias nas técnicas cirúrgicas tornaram as próteses penianas mais seguras do que nunca. Confira a seguir alguns dos principais pontos mais perguntados dentro do consultório médico:

Riscos Cirúrgicos

Assim como qualquer procedimento médico que envolva cirurgia, a colocação de uma prótese peniana pode ter riscos como infecção, sangramento e lesão de tecidos circundantes. No entanto, as taxas de complicações graves são relativamente baixas.

Existem alguns estudos que indicam que a taxa de infecção para próteses penianas infláveis modernas é de cerca de 1 a 3%. A utilização de revestimentos antibacterianos nas próteses e técnicas cirúrgicas assépticas têm ajudado a reduzir essas taxas.

Riscos Mecânicos

Outro aspecto da segurança das próteses penianas é a durabilidade do dispositivo. Embora as próteses sejam projetadas para durar muitos anos, há um pequeno risco de falha mecânica.

Sabe-se que aproximadamente 60-80% das próteses infláveis estão funcionando bem após 10 anos. Para próteses maleáveis, a durabilidade tende a ser ainda maior, dado que não há partes móveis que possam falhar.

Eficácia a Longo Prazo

A eficácia de uma prótese peniana é medida pela capacidade de proporcionar uma ereção satisfatória para a relação sexual. A maioria dos homens que recebem uma prótese peniana relata altos níveis de satisfação.

Esse alto nível se deve ao fato de que as próteses penianas restauram a função erétil de maneira consistente e previsível, independentemente da presença de fatores psicológicos ou condições de saúde que possam afetar outros tratamentos para a disfunção erétil.

Manutenção e Ajuste

Embora as próteses penianas sejam geralmente eficazes, elas podem exigir ajustes ou revisões ao longo do tempo. Em alguns casos, uma revisão cirúrgica pode ser necessária para corrigir uma infecção, ajustar o dispositivo ou substituir uma prótese que falhou mecanicamente.

No entanto, essas ocorrências são relativamente raras, e a maioria dos homens pode esperar muitos anos de funcionamento satisfatório sem a necessidade de intervenção adicional.

Se você já tentou outras formas de tratamento como o uso oral ou injetável de medicamentos, bem como sessões de terapia e psicoterapia e não obteve resultados satisfatórios, converse com seu médico urologista sobre a possibilidade da colocação de uma prótese peniana.

Para saber mais sobre esse dispositivo continue navegando pelo nosso blog ou marque uma consulta de avaliação com um de nossos profissionais.

Mais informações sobre este assunto na Internet: