Carregando...Tipos de Próteses Penianas

Tipos de Prótese Peniana – Qual é o Melhor para Seu Caso?

Fique Ligado

Tipos de Próteses Penianas. A disfunção erétil (DE) é uma condição que afeta milhões de homens em todo o mundo, impactando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Quando tratamentos convencionais, como medicamentos orais ou injeções, não são eficazes, a prótese peniana surge como uma solução confiável.

Este procedimento oferece a restauração da função sexual e uma melhora significativa na autoestima. Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre os tipos de prótese peniana e qual é a melhor opção para o seu caso.

O Que São As Próteses Penianas

A chamada prótese peniana é um dispositivo médico implantado cirurgicamente no interior dos corpos cavernosos presentes no pénis, permitindo que o homem alcance e mantenha uma ereção firme para a atividade sexual.

Existem no mercado diferentes tipos de próteses, que variam em complexidade, custo e funcionalidade. A escolha do tipo de prótese depende de fatores como a saúde geral do paciente, preferências pessoais e a recomendação do urologista.

Os Tipos de Próteses Penianas

No Brasil as próteses mais implantadas são as variações dos implantes “semi-rígidos”, opção consolidada no uso diante a baixa complexidade da técnica cirúrgica exigida e principalmente pelo menor custo do material.

Insatisfeito com seu Desempenho Sexual?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com Urologista.

No entanto, com os avanços tecnológicos, surgiram os novos tipos de “dispositivos infláveis” que são mais eficazes e apresentam índices de aceitação e satisfação muito maiores. Alguns dos modelos disponíveis atualmente são:

Próteses Semi-rígidas

Conhecidas também como próteses maleáveis ou próteses de pênis semi-rígidas; têm como principal característica manter o pênis em estado de ereção simulada permanente mas com maleabilidade para se acomodar o pênis “rígido” para baixo ou para os lados.

Este modelo apresenta a vantagem de ter baixo índice de complicações mecânicas e de ser de fácil colocação. Sua composição é geralmente definida por duas hastes de prata envoltas por silicone.

Próteses Articuladas

Este tipo de prótese é conhecida por ser mais fácil de dobrar quando comparada as semi-rígidas convencionais. Melhorando parcialmente a ocultação da prótese nas vestimentas. Apesar da composição ser parecida, o que difere uma da outra são as pequenas secções articuladas que compõem esta prótese.

No entanto, essas pequenas articulações podem trazer menor firmeza durante a penetração, conhecida como baixa rigidez vertical ou axial. Por este motivo, acaba sendo uma prótese menos popular entre os usuários.

Próteses Infláveis

Conhecida por ser a mais discreta das próteses existentes no mercado. A prótese peniana inflável oferece ao usuário a possibilidade de manter seu pênis ereto na hora mais conveniente e então retornar ao estado de flacidez.

Nesta opção, a ereção é alcançada por meio da manipulação de uma bomba que direciona um fluído alojado dentro do escroto. Durante o processo, o líquido entra nos bastões cilíndricos implantados no pênis, podendo ser de dois ou três volumes.

Para promover a ereção o fluído bombeado sai do reservatório para inflar os cilindros colocados no pênis. Determinando a distensão total dos corpos cavernosos em projeção (explorando o comprimento máximo) e em volume radial (explorando a grossura máxima do pênis). De forma diferente dos implantes semi rígidos nos quais a ereção simulada é limitada ao tamanho e grossura da prótese.

Quando a Prótese Peniana se Torna Uma Opção

As próteses penianas podem ser indicadas para aqueles pacientes que não se adaptaram ao tratamento com fármacos ou qualquer outro procedimento minimamente invasivo. Entre outras causas orgânicas, é possível que a colocação prótese seja indicada em casos de:

  • Vasculopatias e doenças arterioscleróticas;
  • Diabetes;
  • Cirurgias pélvicas ou perineais radicais;
  • Traumas pélvicos ou medulares;
  • Neuropatias;
  • Doença de Peyronie;
  • Priapismo seguido de disfunção erétil;
  • Uso crônico de drogas;
  • Radioterapia na região pélvica;
  • Hipogonadismo secundário ou primário que não responde a tratamento clínico.

Como Escolher entre os Tipos de Próteses Penianas

Escolher o melhor tipo de prótese peniana para cada caso envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores individuais, médicos e de estilo de vida. A decisão deve ser tomada em conjunto com um urologista experiente, que poderá avaliar todas as variáveis envolvidas.

Entre os principais critérios para a escolha de uma prótese peniana estão as condições médicas gerais do paciente como histórico de saúde e expectativa de vida, grau da disfunção erétil sendo moderada ou severa, complexidade do procedimento cirúrgico levando em conta sua invasividade e tempo de recuperação, custo inicial e de manutenção, preferências pessoais bem como estilo de vida do paciente.

O Processo Cirúrgico e a Recuperação

A cirurgia de implante de prótese peniana é geralmente realizada em um hospital ou clínica especializada, sob anestesia geral ou raquidiana. O procedimento dura cerca de 1 a 2 horas, e a maioria dos pacientes recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

O período de recuperação varia, mas geralmente inclui restrições à atividade física por cerca de 4 a 6 semanas. A retomada da atividade sexual normalmente é liberada após esse período. É crucial seguir todas as orientações médicas durante a recuperação para minimizar o risco de complicações. Para saber mais sobre as próteses penianas não deixe de marcar sua consulta com um de nossos urologistas.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 14 de fevereiro de 2020 e Atualizado em: 11 de outubro de 2024

Agende uma Consulta