Carregando...Andropausa e Menopausa

Diferenças entre Andropausa e Menopausa

Fique Ligado

Diferenças entre Andropausa e Menopausa. Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira atinge a média de 77 anos. No entanto, a junção desta variável com a qualidade de vida pode proporcionar muitas mudanças durante a meia idade, quando é possível perceber que algumas limitações começam a surgir.

Assim como a menopausa ocorre nos corpos femininos, a “andropausa” costuma afetar a vida de homens com mais de 40 anos. Suas consequências são múltiplas, podendo incluir osteoporose, aumento da massa gorda e até mesmo o surgimento de quadros como a disfunção erétil. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a andropausa e o que a diferencia da menopausa.

Andropausa – O Que É

Durante a meia idade, muitos homens experimentam um período de considerável declínio na Produção de Testosterona, o principal hormônio sexual masculino. Essa mudança ocorre gradualmente e, na maioria dos casos, vem acompanhada de sintomas como mudanças de humor, perda de energia, fadiga, diminuição da libido e agilidade física.

A maioria dos homens com 50 anos já possuem cerca de 35% a menos de hormônios sendo produzidos pelo corpo. Isso significa que a balança entre Testosterona e Estrogênio pode estar em níveis prejudiciais. O aumento do estrogênio pode ser extremamente nocivo à saúde masculina, provocando diversas doenças atreladas ao processo de envelhecimento, incluindo a disfunção sexual.

Andropausa e Menopausa

A DAEM – Deficiência androgênica do envelhecimento masculino, mais conhecida como “andropausa” para o homem é semelhante à menopausa para a mulher. Em ambas as ocasiões, há uma redução natural na produção hormonal responsável pelo Desejo Sexual, que apresenta os primeiros sinais a partir dos 40 anos de idade. Porém, em alguns aspectos elas se diferem.

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

A principal discordância é em relação à capacidade reprodutiva neste período de alterações hormonais. Enquanto a menopausa determina o fim da capacidade fértil da mulher, a “andropausa” geralmente não bloqueia a fertilidade do homem.

Além disso, enquanto todas as mulheres irão passar pela fase da menopausa no processo do envelhecimento, não são todos os homens que sofrem de andropausa; alguns homens não enfrentam essa queda hormonal.

Sintomas

Os sintomas da andropausa podem surgir gradualmente ou todos de uma vez. Em sua ampla gama, estão inclusos:

  • Diminuição da Libido;
  • Perda de massa muscular;
  • Irritabilidade;
  • Disfunção Erétil;
  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de Concentração;
  • Comportamento Anti-Social;
  • Diminuição da Memória;
  • Alterações na Rotina do Sono.

Nem todos os Homens que estão na Andropausa experimentam todos esses sintomas.
Alguns apresentam um ou dois, como há também aqueles que não apresentam sintomas.

Diferenças entre Andropausa e Menopausa – Andropausa Tem Tratamento?

Sim, a andropausa tem tratamento e este deve ser realizado após uma consulta com seu médico urologista de confiança. É preciso estar sempre atento, pois a queda de testosterona e a elevação de estrogênio no organismo masculino estão associadas a um aumento de doenças e também uma piora importante na qualidade de vida.

Existem muitas formas de tratamento da Andropausa. A escolha varia de acordo com as especificidades do paciente, mas geralmente são feitas por meio da reposição hormonal, seja ela endógena (vinda da própria pessoa) ou bioidêntica (substância injetável ou de absorção cutânea).

O melhor tipo de tratamento para o seu caso deve ser discutido previamente com o médico de sua confiança e responsável pelo diagnóstico, sendo fundamental a realização de avaliações completas e criteriosas, com base em exames sanguíneos, para adequar o equilíbrio hormonal. Não tratar a andropausa pode afetar sua qualidade de vida.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 10 de maio de 2019 e Atualizado em: 24 de fevereiro de 2023

Agende uma Consulta