Carregando...Prótese Peniana

Prótese Peniana – Vantagens e Desvantagens

A prótese peniana é uma das principais alternativas para devolver ao homem que sofre com problemas de disfunções eréteis a possibilidade de satisfação na cama por meio de ereções induzidas pelo próprio dispositivo.

No entanto, antes de qualquer escolha, é importante saber todas as vantagens e desvantagens que a colocação de uma prótese peniana pode trazer para a vida do homem. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a prótese peniana, suas vantagens e desvantagens.

Prótese Peniana

A prótese peniana é um dispositivo colocado cirurgicamente no interior do pênis, mais precisamente nos corpos cavernosos existentes no órgão sexual masculino, com o intuito de reproduzir ereções penianas em pacientes impossibilitados de realizá-las naturalmente.

Apesar de não ser algo novo, o implante de prótese peniana é muitas vezes desconhecido por não ser um assunto tão discutido fora dos consultórios médicos, por isso, é importante buscar todas as informações sobre o procedimento, tipos de próteses, vantagens e desvantagens de recorrer a esse tipo de dispositivo.

Quando É Indicado

Considerado como um tratamento de terceira linha para quadros de disfunção erétil, o dispositivo de prótese peniana é indicado para homens que não obtiveram resultados com outros tipos de terapêuticas para melhorar ou eliminar os problemas envolvendo a dificuldade em manter uma ereção satisfatória para o prazer sexual.

Consultar seu médico urologista é fundamental para escolher o melhor tipo de tratamento para o seu quadro, variando entre terapias, medicamentos orais ou o implante da prótese peniana.

Tipos de Próteses

Atualmente, estão disponíveis para implante as chamadas próteses maleáveis e as próteses infláveis. O primeiro tipo consiste em duas hastes maleáveis ​​(e flexíveis) que são colocadas cirurgicamente dentro do pênis. Com isso, o homem simplesmente levanta ou ajusta o pênis na melhor posição possível para iniciar a relação íntima. Embora seja o implante mais simples e mais barato, proporciona um estado de ereção permanente, o que pode gerar situações de incômodo social.

Já o implante inflável, conhecido como uma evolução dos implantes maleáveis, exige uma técnica cirúrgica mais refinada e complexa do que os procedimentos de colocação de próteses maleáveis. Os cilindros implantados nos corpos cavernosos são inflados pelo próprio paciente no momento em que desejar gerar uma ereção.

Essa última opção, além de gerar uma ereção mais parecida com a ereção natural, é muito mais discreta para rotina diária, uma vez que retorna ao estado de flacidez quando desarmada.

Vantagens e Desvantagens da Prótese Peniana

Assim como qualquer procedimento, a colocação das próteses penianas podem trazer tanto vantagens como desvantagens para o homem, acompanhe a seguir:

Vantagens

Por existirem diversos modelos de próteses, cada uma delas pode oferecer ao paciente diferentes vantagens, sendo elas:

  • O procedimento pode ter em torno de 95% de satisfação;
  • Não altera o tamanho do pênis do paciente;
  • Ereções duradouras pelo tempo que for necessário;
  • Melhora da Autoestima do paciente;
  • Não altera o fluxo urinário;
  • Não altera (e até favorece) o orgasmo;
  • Cirurgia rápida;
  • Não há necessidade de internação por dias ou semanas;
  • Rápida recuperação;

Desvantagens

Apesar de existirem inúmeras vantagens, a prótese peniana também possui certas desvantagens, entre elas podemos citar:

  • Risco de infecção pós-cirúrgica;
  • Dor moderada no pênis logo após a realização do procedimento;
  • Próteses maleáveis ficam eretas o tempo todo;
  • Próteses infláveis não inflam automaticamente, precisando de um acionamento para funcionarem;
  • Dependendo do modelo escolhido, há um mínimo risco de extrusão da prótese.

A Decisão

Antes de optar pela colocação da prótese peniana e do modelo a ser implantado, o paciente deve avaliar todos os prós e contras do procedimento junto a seu médico urologista de confiança para que o resultado seja o mais satisfatório possível.

Diferente das próteses rígidas (que são colocadas com técnicas cirurgia simples), as próteses infláveis exigem técnicas cirúrgicas específicas e devem ser realizadas por urologistas treinados e habilitados.

Qualquer decisão deve levar em consideração o estado de saúde atual do paciente e as expectativas de resultados e satisfação. Os altos índices de boa aceitação de próteses estão nos centros urológicos mais criteriosos nas indicações, assim como os melhores resultados são de urologistas treinados nas técnicas específicas para cada modelo escolhido.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta