//
Carregando...Exames da Próstata

Quais São os Diferentes Tipos de Exames da Próstata?

Spread the love

Exames da Próstata. Manter a saúde em dia para muitos homens quase sempre é sinônimo de praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação. No entanto, a realização de exames periódicos é essencial na detecção precoce de certas doenças.

A aceitação da avaliação de rotina da próstata vem crescendo com a divulgação da importância da detecção do tumor em estadio inicial quando se objetiva a cura. O “Tabu” do exame de próstata vem diminuindo, esse preconceito com a avaliação colocava em risco não só a capacidade sexual, mas a saúde como um todo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre Quais São os Diferentes Tipos de Exames da Próstata.

A Próstata

A chamada próstata nada mais é do que uma glândula presente exclusivamente no organismo masculino localizada em torno da uretra logo abaixo da bexiga. Seu principal intuito é produzir o fluido responsável pela preservação e nutrição dos espermatozóides no sêmen.

Além do tão temido câncer, existem diversas doenças que podem atingir a região da próstata, como a hiperplasia prostática benigna e as prostatites. Quando diagnosticadas precocemente podem ser tratadas sem que haja maiores danos à glândula.

Quem Deve Realizar Exames para a Próstata

O homem deve buscar ajuda de um médico urologista de sua confiança para a realização de exames em qualquer idade ao observar qualquer alteração do padrão miccional ou sexual.

Insatisfeito com seu Desempenho Sexual?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com Urologista.

A realização de exames prostáticos preventivos de rotina é oferecida à população geral após os 50 anos de idade e antecipadas para os 45 anos para os pacientes com fatores de risco aumentado. Essa investigação de rotina é para detecção precoce de câncer de próstata, deve ser feita anualmente mesmo sem a presença de sintomas, uma vez que a maioria das condições tumorais que afetam a glândula só começam a dar sinais quando estão em estágios mais avançados.

Tipos de Exames da Próstata

Existem diversos exames da próstata que podem ser solicitados para fechar um diagnóstico, entre eles podemos citar:

Exame PSA

O Antígeno Prostático Específico, ou apenas PSA, é uma substância produzida pela célula prostática e eliminada pela glândula que tem como função liquefazer o sêmen após a ejaculação.

Quando um exame de PSA é solicitado, o médico responsável analisará os níveis dessa substância no sangue. Quando aumentados, pode indicar a presença de câncer de próstata e, no seguimento, serve para acompanhar o estágio e controle do tumor.

Exame de Toque Retal

Através do ânus, o examinador avalia com o dedo a superfície da próstata, procurando nodulações que possam ser indicativas do tumor. Apesar do procedimento ser rápido e indolor ainda há muito preconceito, não justificável, por esse exame.

Ressonância

A Ressonância Multiparamétrica da Próstata é um exame de imagem que utiliza campos magnéticos para mostrar uma visão detalhada dos tecidos da próstata. É possível que o procedimento seja realizado com a ajuda de uma substância de contraste para que as imagens sejam mais claras possíveis.

Esse tipo de procedimento pode ser utilizado junto ao exame de biópsia da próstata para avaliar a estrutura celular, anatômica e vascular da glândula.

Fluxometria Urinária

A fluxometria urinária tem a função de avaliar a capacidade miccional de um paciente, medindo parâmetros de fluxo máximo e médio, volume urinado, morfologia da curva miccional e tempo para realizar a completa vazão da urina.

Assim, os médicos poderão analisar se os níveis estão normais ou se há algo que impeça a passagem da urina, como por exemplo um estreitamento do canal da uretra por conta do crescimento anormal da próstata.

Ecografia (Ultrassonografia)

Esse tipo de exame permite ao médico obter imagens em tempo real da próstata pela via supra-púbica, através da parede abdominal, ou por via transretal, com o auxílio de um transdutor

Com ele será possível identificar eventuais patologias, como por exemplo o tamanho ou alterações presentes na próstata.

Biópsia Prostática

Também conhecida como biópsia da próstata, esse exame é o único capaz de confirmar – ou não – a presença de câncer nessa glândula. Para a realização do procedimento, são retirados sob anestesia pequenos fragmentos da glândula com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia.

A biópsia é solicitada quando outros exames apresentam resultados suspeitos que podem indicar a presença de um tumor na próstata.

Saúde da Próstata

Por mais desconfortável que seja pensar em realizar esses tipos de exame, em sua grande maioria são indolores e não alteram em nada a percepção sobre sua masculinidade. Muito pelo contrário, ao realizá-los, você estará mantendo sua saúde íntima em dia e consequentemente sua vida sexual estará mais protegida.

Para maiores esclarecimentos, busque ajuda do seu médico urologista de confiança e não deixe de marcar seu check up.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Agende uma Consulta