Carregando...Covid-19 e Disfunção Sexual

Covid-19 e Disfunção Sexual: Pode Mesmo Acontecer?

Fique Ligado

Covid-19 e Disfunção Sexual. Desde o início de 2020, pesquisadores em todo o mundo investigam as implicações do novo coronavírus no organismo. Alguns estudos e especialistas alertam para um possível comprometimento na saúde sexual masculina, especialmente quadros de disfunção erétil mesmo após a cura da infecção pela Covid-19.

Se você foi infectado com o novo coronavírus recentemente e notou alguma alteração na sua função sexual, continue a leitura deste artigo.

Covid-19 e Disfunção Sexual

A Covid-19

Por ser uma doença classificada como respiratória, muitas pessoas não associam a condição a outras sequelas não relacionadas ao sistema respiratório. Tosse, dor de garganta, falta de ar, perda de olfato e paladar, dores de cabeça são alguns dos sintomas mais comuns de uma infecção pelo novo coronavírus.

Por se tratar de uma doença “sistêmica” o vírus pode afetar além dos pulmões o sistema cardiovascular, neurológico, causar danos nos rins, fígado, trato intestinal e lesões cutâneas.

A Disfunção Erétil

Conhecida também como impotência sexual, a disfunção erétil é caracterizada pela falta ou dificuldade em manter uma ereção firme o suficiente para penetração sexual. A condição pode acometer homens de todas as idades, sendo causadas tanto por fatores físicos quanto psicológicos.

Insatisfeito com seu Desempenho Sexual?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com Urologista.

Seu diagnóstico envolve uma avaliação dos sintomas apresentados junto a exames clínicos e também psicológicos. Para que o médico confirme um quadro de disfunção erétil, é importante fazer diversas perguntas relacionadas aos possíveis fatores de risco da condição, como obesidade, diabetes, hipertensão, estilo de vida, entre outros aspectos. Além disso, poderá existir também a avaliação do seu histórico sexual.

Covid x Disfunção Erétil

Apesar de não existir uma comprovação científica para os casos de impotência em pacientes acometidos pela Covid-19, muitos especialistas tem notado essa relação.

Uma das principais especulações é em relação ao comprometimento da circulação sanguínea causada pelo vírus, uma vez que a ereção peniana só ocorre quando há abundante quantidade de sangue circulando pela região.

Além disso, é preciso verificar se o paciente já recuperou sua capacidade respiratória necessária para manter uma relação sexual, já que a Covid-19 também é responsável pelo comprometimento cardiopulmonar que afeta diretamente o ritmo da sua performance sexual.

Tratamento Para Disfunção Erétil

Diferente do que muitos pacientes imaginam, a impotência sexual pode ser tratada, desde que diagnosticada por seu médico urologista de confiança. As abordagens terapêuticas podem variar de paciente para paciente, principalmente entre aqueles mais jovens e os que têm uma idade avançada. Apesar disso, os quadros podem ter uma coisa em comum, suas causas, sejam físicas ou psicológicas.

Existem casos onde o quadro de disfunção pode se reverter apenas com uma mudança de hábitos diários. A prática de atividades físicas aliada a uma boa alimentação, diminuição do consumo de álcool, controle do peso e da pressão sanguínea além do gerenciamento do estresse poderão ser recomendadas pelo especialista que está te auxiliando. Já em outros casos, pode ser necessária a abordagem medicamentosa e multidisciplinar com psicólogos e terapeutas.

Não deixe sua saúde sexual para depois. Cuide-se.

Mais Informações sobre Covid-19 e Disfunção Sexual na Internet:
Agende uma Consulta