Carregando...Disfunção erétil

Disfunção Erétil: Mudanças para um Amanhã Saudável

A disfunção erétil pode virar a vida de qualquer homem de cabeça para baixo, uma vez que coloca em jogo sua “masculinidade. Mas, se você enfrenta esse tipo de problema saiba que o melhor a se fazer não é escondê-lo, e sim buscar ajuda para melhorá-lo e até mesmo tratá-lo.

Continue a leitura deste artigo e saiba como se livrar desse temido problema de mal funcionamento da sua função erétil.

Sobre a Disfunção Erétil

A disfunção erétil ou impotência sexual pode ser percebida após uma média de 50% de tentativas falhas de manter a ereção peniana rígida o suficiente para que haja a penetração e a satisfação sexual.

Além da incapacidade de ereção, outros sintomas podem ser fortes indícios de que há algo errado com a sua saúde. Eles inclulem:

  • redução do desejo sexual,
  • diminuição do tamanho e da rigidez peniana,
  • redução dos pelos corporais,
  • atrofia testicular;
  • surgimento de alguma doença vascular periférica (que compromete as artérias que transportam o sangue para os membros inferiores);
  • neuropatia (distúrbio das funções do sistema nervoso).

Disfunção Erétil – Mudanças de Hábitos

Procure observar alguma alteração negativa da sua função erétil. Se você fizer isso, poderá melhorar a sua condição fazendo algumas pequenas mudanças de estilo de vida, porém impactantes. E para aqueles homens que não tem disfunção erétil, mas estão em alto risco de desenvolvê-lo, tomar medidas preventivas hoje pode garantir um amanhã mais saudável.

Parar de Fumar

Fumar pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares com comprometimento das artérias. Este é um fator que pode resultar em disfunção erétil pelo comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos do pênis responsáveis pela ereção.

Parar de fumar pode ser extremamente difícil para muitas pessoas. Felizmente, há uma série de medidas que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo de tornar-se livre de tabaco. Fale com os Médicos da Clínica Mattos para orientações de medidas específicas para retomar o fluxo peniano máximo. Nós também podemos ajudar  você a encontrar o programa de cessação do tabagismo certo para você.

Exercite-se Regularmente

O exercício regular pode melhorar o fluxo sanguíneo, fortalecer seu coração, aumentar sua resistência, reduzir o estresse e a ansiedade e beneficiar a auto-imagem. Esses são fatores que ajudam a melhorar a função sexual.

É possível obter o máximo benefício de um programa de exercícios. Para isso, exerça pelo menos 20 a 30 minutos de atividades físicas por dia, três dias por semana, e siga a partir daí. Faça exercícios com seu parceiro para motivação, e para aumentar a intimidade e a proximidade de seu relacionamento.

Reduzir o Estresse

Embora algum estresse seja comum para todos, o estresse constante que leva à ansiedade e até a depressão pode ter um impacto negativo na sua saúde geral, função sexual e libido. Tome medidas para lidar e reduzir o estresse na sua vida. Isso inclui realizar exercícios regulares, manter uma perspectiva positiva, aprendendo a relaxar, evite o uso excessivo de álcool e drogas, etc.

Disfunção Erétil – Prevenção

Outras mudanças de estilo de vida importantes para ajudar a prevenir a impotência sexual são:

  • Mantenha um peso saudável;
  • Tenha uma dieta balanceada;
  • Revise seus medicamentos com seu médico, e discuta possíveis medicamentos que possam estar causando sua disfunção erétil;
  • Evite o uso excessivo de álcool e drogas ilícitas;
  • Mantenha condições crônicas como diabetes, doenças renais e doenças cardiovasculares controladas sob a orientação de seu médico.

Em caso de dúvidas consulte seu médico urologista de confiança.

Referência: Harvard University

Artigo Publicado em: 17 de fevereiro de 2019 e Atualizado em 03/04/2020

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta