Conheça as Principais Causas da Disfunção Erétil
Causas da Disfunção Erétil. A disfunção erétil é uma das condições mais temidas pelos homens, uma vez que pode afetar diretamente seu desempenho sexual e gerar constrangimentos sobre sua masculinidade. Apesar de ser muito associada com o processo natural de envelhecimento, a condição pode ter outras causas que podem levar a sua manifestação mais cedo na vida do homem.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a disfunção erétil e suas principais causas.
A Disfunção Erétil
Conhecida também como impotência sexual, a disfunção erétil é caracterizada pela dificuldade frequente em ter ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a adequada prática sexual.
É importante ressaltar que apresentar problemas de ereção uma vez ou outra não indica que você sofra de disfunção erétil, já que o problema pode estar associado a fatores como insegurança, ansiedade e medo.
Causas da Disfunção Erétil
Podemos dizer que a disfunção erétil tem duas grandes causas, sendo elas as físicas e as psicológicas. Dentre esses grupos, existem outras condições que podem levar ao aparecimento dessa dificuldade em alcançar o enrijecimento do pênis. Confira a seguir quais são as principais causas da disfunção erétil:
Depressão
O cérebro é uma zona erógena, muitas vezes esquecida. A estimulação sexual começa em sua cabeça, e segue para baixo. A depressão pode amortecer seu desejo e levar à disfunção erétil. Ironicamente, muitas das drogas usadas para tratar a depressão também podem reprimir seu desejo sexual, dificultar a obtenção de uma ereção e causar atraso no seu orgasmo.
Abuso de Álcool
Você pode considerar beber um pouco, com o objetivo de tentar entrar no clima. No entanto, o consumo excessivo de bebida alcoólica pode tornar mais difícil terminar o ato e interferir nas ereções. Sobretudo, os efeitos são, de forma geral, temporários.
Uso de Medicamentos
O conteúdo do seu armário pode afetar o seu desempenho no quarto. Uma longa lista de drogas comuns podem ser Causas da Disfunção Erétil, incluindo certos medicamentos para a pressão arterial, para o controle de dores crônicas e antidepressivos.
É importante salientar que, de forma alguma, você pode parar de tomar medicamentos por conta própria. Converse com seu médico, debata as possibilidades.
As drogas ilícitas como anfetaminas, cocaína e maconha também podem causar problemas sexuais nos homens.
Estresse
Entrar no clima quando você está distraído com as responsabilidades do trabalho e ou preocupações de casa não é uma tarefa fácil. Esse estresse todo pode afetar muitas partes do seu corpo, incluindo o seu pênis.
Lide com o estresse e faça mudanças de estilo de vida que promovam o bem-estar e o relaxamento. Exemplos são: exercitar-se regularmente, dormir o suficiente e procurar ajuda profissional quando apropriado.
Ansiedade
Preocupar-se sobre seu desempenho na cama pode tornar tudo mais difícil para você. A ansiedade de outras partes da sua vida também pode te afetar no quarto. Toda essa preocupação pode fazer você temer e evitar a intimidade, que pode se espiralar em um ciclo vicioso e colocar uma grande pressão sobre sua vida sexual e relacionamento.
Sobrepeso e Obesidade
O sobrepeso pode afetar seu desempenho sexual, e não apenas diminuindo sua auto-estima. Homens obesos têm níveis mais baixos de testosterona (principal hormônio masculino), que é importante para o desejo sexual e para a qualidade das ereções. O excesso de peso também está relacionado à pressão arterial elevada e à perda da elasticidade das artérias, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis.
Cuide da Sua Saúde
Além das causas citadas acima, problemas de saúde como a diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose, endurecimento das artérias, lesões na medula espinhal e esclerose múltipla podem contribuir para quadros de DE.
Procedimentos para tratamento de câncer de próstata ou bexiga também podem desencadear quadros de impotência sexual.
Para saber mais sobre o assunto, busque ajuda de seu médico urologista de confiança. Na grande maioria dos casos, a disfunção erétil pode ser tratada e sua vida sexual restabelecida.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 18 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 05 de agosto de 2022