Carregando...Prótese Peniana

Disfunção Erétil: Prótese Peniana

Pacientes que sofrem com quadros de Disfunção Erétil podem se deparar com diversos meios de tratamentos oferecidos por seu médico urologista de confiança. Medicamentos orais, de aplicação, terapias e até mesmo o implante de prótese peniana.

Esta última opção, por exemplo, só é indicada quando os outros métodos foram testados e não obtiveram o resultado esperado. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a prótese peniana para pacientes com disfunção erétil.

A Prótese Peniana

A prótese Peniana é uma das opções disponíveis para o tratamento de homens com disfunção erétil, ou seja, que não conseguem ter ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração durante o ato sexual. Atualmente, existem disponíveis no mercado dispositivos que são maleáveis ​​(flexíveis) e também infláveis.

O tipo mais simples de prótese consiste em um par de hastes maleáveis, ​​implantadas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis. Geralmente utilizada no sistema público de saúde (diante baixo custo) ou quando o paciente possui destreza limitada das mãos, este tipo de implante faz com que o órgão sexual se torne sempre semi-rígido, e precisa apenas ser levantado ou ajustado na posição ereta para iniciar o sexo.

No entanto, nos dias atuais muitos homens escolhem uma prótese hidráulica (inflável), o que lhes permite desencadear uma ereção quando julgarem oportuno, sendo mais discretas já que retomam o estado de flacidez quando desativadas, ou seja, a ereção parece muito mais com a natural do organismo.

Quando é Recomendado

Infertilidade Ou Disfunção Erétil?
Reserve a sua Consulta Hoje com Urologista.

Um implante peniano geralmente é usado quando há uma causa médica clara para a disfunção erétil, que não vai se resolver ou melhorar naturalmente ou com outros tratamentos não cirúrgicos. Às vezes, uma prótese peniana é implantada durante a cirurgia para reconstruir o pênis, nos casos de ereções curvas (doença de Peyronie).

As cirurgias de implante de pênis levam cerca de uma a duas horas, exigem em média um dia de internação, o homem geralmente pode retomar a sua vida sexual cerca de 6 semanas após o procedimento.

Como Funciona a Prótese Peniana

A prótese peniana inflável de três peças consiste em dois cilindros anexados – um reservatório e uma bomba – que são colocados cirurgicamente nos corpos cavernosos do pênis. Os dois cilindros são conectados por uma tubulação a um reservatório de solução salina. Esse reservatório é implantado sob os músculos retos no abdômen inferior, dentro da pelve. Uma bomba é colocada sob a pele solta do saco escrotal, entre os testículos e comanda o fluxo de solução entre o reservatório pélvico e os cilindros colocados nas hastes penianas. Para simular a ereção a bomba escrotal direciona o líquido do reservatório para os cilindros, quando o mecanismo e desativado o líquido volta para o reservatório, esvaziando o cilindros penianos.

Uma prótese peniana inflável de 2 peças consiste em apenas dois componentes: os cilindros e a bomba (que também funciona como reservatório).

As vantagem da prótese de 2 peças é ser uma cirurgia mais curta e menos invasiva, por não abordar o abdômen. A desvantagem da prótese de 2 peças é que por ter reservatório menor, parte do volume permanece nos cilindros penianos dificultando o retorno ao estado de flacidez total.

Para inflar a prótese, o homem pressiona a bomba que transfere a solução salina do reservatório para os cilindros no pênis, inflando-os e provocando uma ereção. Ao pressionar uma válvula de deflação na base da bomba, retorna o fluido para o reservatório, desinflando o pênis e devolvendo-o ao estado flácido.

A Prótese é Visível?

As próteses infláveis são bem mais discretas, pois permitem retornar o pênis o estado flácido, já os modelos semi-rígidos geralmente são mais perceptíveis. Todos os componentes envolvidos são internos e as incisões cirúrgicas são pequenas e discretas.

O Sexo com a Prótese

Quando a prótese é inflada, o pênis torna-se rígido e grosso, semelhante a uma ereção natural. A satisfação com os implantes penianos é maior quando quanto mais bem feita a indicação, e quanto mais esclarecido o paciente for no contato com o urologista, antes da cirurgia. Daí a importância em procurar o urologista treinado nas diversas opções de implante.

Uma prótese peniana não altera a sensação na pele do pênis ou a capacidade de um homem atingir o orgasmo. A ejaculação também não é afetada. Com o retorno da capacidade de penetração promovido pela prótese, é comum a retomada da capacidade de ejaculação e de aumento da sensibilidade “deprimida” durante o período de disfunção erétil. Uma vez que uma prótese peniana é colocada, no entanto, ela pode destruir o reflexo natural da ereção. Os homens geralmente não conseguem obter uma ereção sem inflar o implante ou se o mesmo for retirado por algum motivo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 18 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 14 de outubro de 2022

O Artigo foi Útil?

Clique em 5 estrelas!

Classificação média: / 5. Contagem de votos:

Informações Relevantes, Compartilhe:
Agende uma Consulta